Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Dirigente do PCdoB rebate fala do presidente do PT: ” Ainda bem que não depende do PT aceitar ou não nossas candidaturas”

Random image
Élvio Magalhães – Dirigente municipal e estadual do Partido Comunista do Brasil

Durante o Encontro Territorial do Partido dos Trabalhadores, realizado neste domingo(18), na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, o presidente municipal da sigla, Isaac Bonfim, afirmou que “o PT não vai aceitar a indicação de vereadores do PCdoB que não fizem oposição à prefeita [Sheila Lemos]”. A fala de Isaac chegou grande repercussão e prontamente Élvio Magalhães, um dos principais dirigentes do PCdoB em Conquista e na Bahia, rebateu frisando a autonomia interna do partido.

O PCdoB foi uma das principais siglas de apoio e mobilização para as candidaturas de Lula ao Governo Federal e de Jerônimo Rodrigues ao Governo Estadual. Mas esse apoio não é de agora, na Bahia o PCdoB compõe a base do PT desde o Governo Jacques Wagner e, em Vitória da Conquista também apoiou todas as candidaturas a prefeito encabeçadas pelo PT. Juntamente com o PV, os dois partidos compõe a Federação “Brasil da Esperança” desde o ano passado.

No entanto, a nível municipal, segundo o presidente do PT, há um “problema instaurado. “Nos últimos três anos, a posição de dois vereadores do PCdoB que tem sido contraditória à bancada de oposição. A gente espera que esses dois vereadores tenham a necessidade de refletir sobre a caminhada política deles de agora em diante”, afirmou Isaac. “O que eu tenho para dizer é que vereador oportunista não será eleito com os votos do PT”, disparou. A votação dos projetos que estabeleceu a Taxa de Lixo e, recentemente, do que autorizou o pedido de empréstimo ao Finisa no valor de R$160 milhões, contou com o voto favorável  de vereadores do PCdoB.

Em texto que rebateu o posicionamento de Isaac, Élvio Magalhães foi taxativo ao dizer que “embora os dois partidos terem constituídos a Federação Brasil da Esperança, cada partido mantém sua autonomia interna”, pontuou. “Os vereadores Luciano da Limeira, Doutor Andreson e Ricardo Babão serão candidatos à reeleição pelo PCdoB. Os 03 têm a confiança do partido e foram fundamentais, não só pela votação expressiva do dep. Fabrício, como também do governador Jerônimo e do presidente Lula em 2022”, frisou.

Élvio também afirma que “diferenças pontuais não devem ser tratadas em público” e reforça a necessidade e unidade.  “O dirigente comunista e deputado estadual Fabrício esteve com o deputado federal Waldenor, líder das pesquisas até aqui. Já hipotecou o apoio do PCdoB. Mas não podemos ter salto alto. A eleição só é ganha quando o TRE proclama o vencedor. Temos que ser amplos”, pediu.  “Só o grupo da prefeita tem interesse num desconforto entre PT e PCdoB. Vencer as eleições majoritárias de Vitória da Conquista tem caráter estratégico para o campo progressista. Descortinará novos horizontes para nossa cidade e para região. Vamos poder encerrar essa “era de empréstimos”, que sacrifica o futuro da cidade. Precisamos de alinhamento político, para que cheguem convênios e transferências fundo a fundo. É hora de união”, destacou.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também