Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Buracão da Vitor Brito: Secretário Municipal de Infraestrutura alega que problema no canal de drenagem da Praça foi agravado por deficiências na rede da Embasa

Random image

Após dois anos de uma enorme cratera na Praça Vitor Brito, no Centro de Vitória da Conquista, a Prefeitura iniciou ontem (11) as obras de reparação do canal de drenagem, que foi danificado com as fortes chuvas de 2021. Em entrevista ao Blog do Sena, o Secretário de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, afirmou que a obra agora conta com recursos federais e deve ser concluída com 60 dias, mas também pontuou que a situação foi agravada em razão de problemas com a rede de esgoto da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa).

Segundo Jackson, a reparação do canal já estava na programação da Secretaria, mas aguardavam que a Embasa realizasse intervenção no trecho. “Foi um pedido da Embasa, em razão de um problema na rede deles. Eles pediram no começo do ano, mas não efetivaram o serviço. Isso vem agravando a situação no local”, afirmou. “À medida que a gente vai abrindo, vamos identificando ainda mais o problema de esgoto nessa rede”, completou.

De acordo com o secretário, naquela região, quando há rompimentos de rede da Embasa, o esgoto vai para rede de drenagem e acaba danificando-a. Ele afirma ainda que a mesma situação acontecia na Av. Régis Pacheco, também no Centro da cidade. “ A obra que vamos fazer é parecida com o que foi feito da Regis Pacheco, quando identificamos também por razão de deficiência da rede de esgoto da Embasa, e também no Conveima, quando rompeu por razão da chuva.

Durante a entrevista, Yoshiura que a Prefeitura também está atuando na recuperação da Avenida Francisco Sabino, no Vila América, uma das principais vias afetadas em 2021, e que continuarão cobrando intervenção da Embasa. “A gente tem recurso federal para trabalhar , chegou no mês de novembro, ao mesmo tempo vamos aprontando as medidas para que a Embasa regularize a estrutura dela na Praça”, contou.

Juntas, as obras da Praça Vitor Brito e do Canteiro Central da Avenida Francisco Sabino, no Vila América, contarão com investimento de de R$5 milhões. O valor de R$ 1.240.405,09 (um milhão duzentos e quarenta mil quatrocentos e cinco reais e nove centavos) é proveniente do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR). Já o valor de 4.122.163,13 (quatro milhões cento e vinte e dois mil cento e sessenta e três reais e treze centavos), é oriundo do Fundo Municipal de Saneamento Ambiental e Infraestrutura (FMSA).

Confira entrevista completa:

 

 

 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também