Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Obra de pavimentação do Jardim Valéria e Santa Terezinha iniciada em 2022 está paralisada mais uma vez

Random image

Quase dois anos após o início da pavimentação dos loteamentos Santa Terezinha, Santa Terezinha, Jardim Valéria, Jardim Sudoeste  situadas no bairro Jatobá, em Vitória da Conquista, os moradores continuam sofrendo pela falta de conclusão da obra. O Blog do Sena esteve recentemente nos loteamentos e verificou que a pavimentação está paralisada novamente.

Iniciada próximo ao período eleitoral, a obra conta com recurso de emenda parlamentar milhões, do deputado federal Elmar Nascimento, colega de partido da prefeita Sheila Lemos, do União Brasil.  De acordo com a placa de divulgação, a pavimentação seriam iniciadas no dia 7 de março de 2022, com previsão para terminar exatamente 1 ano depois. Porém, já em sua terceira paralisação, a obra continua se arrastando.

A falta da conclusão da pavimentação tão sonhada continua trazendo transtornos aos moradores. Sem asfalto e com enormes buracos nas vias, a solução paliativa encontrada tem sido tapá-los com entulhos. Além disso, os materiais da obra, deixados no local, estão se dissipando com as enxurradas das chuvas.

Histórico de paralisações – A pavimentação, de responsabilidade, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), sob a supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), foi muito comemorada e também iniciada no período das eleições de 2022, porém logo após o pleito ocorreu a primeira paralisação. Em junho de 2023, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista justificou o atraso alegando que aguardava a liberação dos recursos pelo Governo Federal.

Em agosto do mesmo ano, os serviços foram retomados. Na ocasião, a prefeita afirmou que isto aconteceu após uma série de reuniões com o deputado Elmar Nascimento e com a Codevasf. No entanto, este foi apenas um breve retorno. Alguns meses depois ocorreu nova interrupção, desta vez justificada pelo período de férias dos funcionários da Companhia.

No final de novembro de 2023, as máquinas e funcionários da Codevasf retomaram os trabalhos, preparando o a Rua B para aplicação de asfaltando e realizado o nivelamento da Rua D, ambas no loteamento Jardim Valéria. Mas neste início do ano de 2024, até o momento não há sinais de continuidade da obra.

Além das inúmeras interrupções, a qualidade da pavimentação já foi questionada pela população. A liga asfáltica aplicada nas vias do loteamento é conhecia como TSD (Tratamento Superficial Duplo), que é feito sem mistura prévia e compactado na via. Apesar de ser muito utilizado, esse tipo de asfalto é mais barato. No começo da obra, os moradores realizaram cobranças e a empresa chegou a realizar alguns reparos. A respeito disto, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), informou que a Codevasf  que atestou a qualidade do material utilizado.

 

 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também