Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Apesar de resistir à candidatura, Zé Raimundo é nome do PT mais lembrado para disputa à Prefeitura de Conquista, aponta pesquisa

Random image
Zé Raimundo (PT) já foi vice e prefeito de Conquista e está no seu quarto mandato como deputado estadual

Faltando cerca de 1 ano e meio para as eleições à Prefeitura, em Vitória da Conquista muito já se especula sobre os possíveis candidatos e preferências do eleitorado. A atual prefeita do município, Sheila Lemos (UB), já confirmou a pré-candidatura à reeleição, já o PT ainda discute quem representará a sigla. Apesar da disputa, provavelmente, ser polarizada entre os dois partidos citados, também são cotados como possíveis candidatos nomes como Lúcia Rocha (MDB), Ivan Cordeiros (PTB) e Esmeraldino Correia. De acordo com informações obtidas pelo Blog do Sena, o grupo político ligado a Sheila encomendou recentemente uma pesquisa eleitoral. E, esta primeira sondagem do atual cenário político mostra Zé Raimundo Fontes como principal nome lembrado pelo eleitor conquistense. 

No começo do mês de março, foi destaque no jornal A Tarde o posicionamento do deputado estadual Zé Raimundo relatando que não deseja se candidatar à Prefeitura de Vitória da Conquista em 2024. Zé alega estar cansado, visto que foi o candidato do PT nas últimas duas eleições municipais (2016 e 2020). Apesar de não descartar outros pré-candidatos do seu partido, como os vereadores Alexandre Xandó, Viviane Sampaio e Valdemir Dias, Zé indicou sua preferência para que o então deputado federal Waldenor Pereira seja o candidato a prefeito. 

Apesar de recusar ser candidato, Zé Raimundo ainda é o quadro do PT mais lembrado pelo eleitor conquistense, é o que mostra a pesquisa realizada. De acordo com o apurado pelo Blog, Zé aparece à frente de Sheila Lemos. Ter sido candidato a prefeito o favorece, pois seu nome e imagem foram amplamente divulgados durante as campanhas. No primeiro turno de 2020, Zé ficou à frente de Herzem Gusmão com 81.721 votos contra 78.732. Porém, no segundo turno, sua votação aumentou timidamente, passando para 82.942, enquanto Herzem conseguiu ampliar para 97.364 votos. 

Waldenor Pereira(PT) e Lúcia Rocha (MDB) podem compor chapa majoritária à Prefeitura de Conquista como candidato a prefeito e a vice-prefeita. Montagem: Blog do Sena

Waldenor Pereira também aparece, na pesquisa, à frente da atual prefeita; contudo a diferença entre ambos é menor, comparada à performance de Zé Raimundo. Nos bastidores da política conquistense dão como certa a candidatura de Waldenor. O presidente estadual do PT, Éder Valadares, falou ao Jornal A Tarde sobre uma grande unidade em torno do nome do deputado federal. “Ainda falta muito tempo, estamos distantes ainda do calendário eleitoral de 2024, mas o PT de Vitória da Conquista caminha para uma grande unidade em torno do companheiro Waldenor Pereira, um sinal de amadurecimento e de responsabilidade. Chegaremos mais fortes e mais coesos. Tanto em Conquista com Waldenor, como em Feira de Santana com o companheiro Zé Neto”, afirmou Éden no começo do mês de março. 

Waldenor nunca foi testado nas urnas como candidato a prefeito. No entanto, já foi duas vezes eleito deputado estadual e está no seu quarto mandato como deputado federal. Nas últimas eleições obteve 113.110 votos, sendo 32.071 votos de Vitória da Conquista

Lúcia Rocha (MDB) e Alexandré Xandó (PT) foram a dupla de vereadores mais bem votados em Vitória da Conquista

Os nomes de Xandó, Viviane Sampaio e Valdemir Dias, atualmente vereadores pelo PT, também foram sondados na pesquisa. Xandó, que foi o segundo vereador mais bem votado do município, e em 2022 foi candidato a deputado federal e garantiu 29.801 votos, dos quais 18.230 foram de eleitores conquistenses, afirmou em entrevista recente ao Blog do Sena que o partido deverá escutar a opinião da população. “A população tem falado muito no nosso nome. E a gente vai debater com a população, com o partido, ver quais são os melhores cenários e esperar o que a população quer”, afirmou o edil.

Já na ala centro-direita, a vereadora Lúcia Rocha também começa a apontar como nome à Prefeitura. Em seu oitavo mandato no legislativo, em 2020 foi a parlamentar mais bem votada com 4.104 votos. Já em 2022, foi candidata a deputada estadual e obteve 31.243 votos, sendo 25.161 em Conquista. Mas, até o momento, tudo indica que seu partido, o MDB, siga a dobradinha que deu certo a nível estadual (governador: Jerônimo (PT) e vice-governador Geraldo Júnior (MDB), e Lúcia faça parte da chapa majoritária como candidata a vice-prefeita. 

Sheila Lemos (UB), Ivan Cordeiro (PTB) e Coronel Esmeraldino (Sem Partido) são hoje os principais nomes da direita lembrados como possíveis candidatos à Prefeitura conquistense. Montagem: Blog do Sena.

Dos pré-candidatos a prefeito da direita conquistense, além de Sheila, o nome do Coronel Esmeraldino Correia e Luís Carlos Dudé também foram sondados na pesquisa. Esmeraldino, atualmente sem partido,  foi secretário de educação na Gestão Herzem Gusmão e, em 2022, candidato a deputado federal pelo Solidariedade, obtendo 3.077 votos. Dudé é vereador em seu segundo mandato, já foi presidente do legislativo conquistense e atualmente líder do Governo Sheila na Câmara. Apesar de estar no MDB, discorda da aliança do partido com o PT e é contrário a candidatura Lúcia. Recentemente, afirmou em entrevista que fará de tudo para que o MDB esteja a atual prefeita. 

Mais ligado à extrema-direita, o vereador Ivan Cordeiro aparece como possível nome à Prefeitura. Apesar de ser atualmente filiado ao PTB, o edil pode, durante a janela partidária, mudar para o Partido Liberal (PL), pois tem relação direta com o ex-ministro João Roma e apoiou o deputado estadual Vitor Azevedo na última campanha. Destaca-se também que o PL poderá ter papel importante nas eleições. Além de ser atualmente uma das maiores siglas partidárias do Brasil, Sheila precisa reforçar o número dos partidos aliados, principalmente após a saída do MDB da sua base e o PL é uma possibilidade para isto. Sendo assim, há um novo provável cenário em que Ivan Cordeiro integre, pelo PL,  a chapa de Sheila como vice-prefeito. 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também