Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Ventilado como possível candidato a prefeito, Xandó afirma que PT escutará a opinião da população conquistense

Random image
Advogado e Prof Universitário, Alexandre Xandó foi, em 2020, o 2º vereador mais bem votado de Vitória da Conquista

O pleito eleitoral à Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, que ocorrerá em 2024, tende a ser novamente polarizado entre a direita conquistense, representada hoje pelo grupo do Governo Sheila Lemos (União Brasil), e o Partido dos Trabalhadores (PT). Sheila já confirmou a tentativa de reeleição, enquanto PT inicia os debates para a decisão de quem representará o partido na disputa. Nos bastidores da política da cidade, muitos já dão como certo que Waldenor Pereira será o candidato do PT. No entanto, os vereadores Alexandre Xandó, Viviane Sampaio e Valdemir Dias ainda mantêm seus nomes como pré-candidatos a prefeito(a). 

Em entrevista exclusiva ao Blog do Sena, Alexandre Xandó explica que o PT tem um processo regimental que prevê o debate e até mesmo votação interna para decisão de quem será o candidato. “Os nomes são apresentados ao partido, podendo haver prévias”, esclareceu frisando que atualmente o partido tem bons nomes à disposição. “Temos o deputado federal Waldenor Pereira; a vereadora Viviane Sampaio, que foi candidata a deputada estadual; o vereador Valdemir também se colocou na disputa; e o nosso nome está colocado”.  

“A população tem falado muito no nosso nome. E a gente vai debater com a população, com o partido, ver quais são os melhores cenários e esperar o que a população quer”, afirmou o edil. 

Alexandre Xandó, já no seu primeiro pleito à Câmara Municipal, foi o segundo vereador mais bem votado. Com 2.932 votos, ficou atrás apenas da vereadora Lúcia Rocha que foi reeleita para o seu oitavo mandato com  4.104 votos. Em 2022, Xandó foi candidato a deputado federal e garantiu 29.801 votos, dos quais 18.230 foram de eleitores conquistenses. Apesar de não conseguir ser eleito, a expressiva votação aumentou a projeção do seu nome não só em Conquista, mas à nível estadual. 

Xandó destaca a possibilidade de grande frente partidária para a disputa à Prefeitura de Conquista em 2024. “Iremos debater com os partidos aliados, os partidos que fazem parte dessa grande coalizão que configura o Governo Lula e o Governo Jerônimo, para que a gente possa voltar a colocar Conquista no rumo e no eixo”, afirmou. “Tenho certeza que juntos: PT, PCdoB, MDB, PV, PSD, PSB, vamos conseguir fazer uma grande coalizão”, reforçou 

Aliança com o MDB– Conforme apurado pelo Blog do Sena, pesquisas eleitorais têm apontado também Lúcia Rocha (MDB) como nome cotado à candidatura como prefeita. Mas, caso o  PT de Conquista siga a dobradinha com MDB que deu certo a nível estadual, Lúcia deverá compor a chapa majoritária como vice.  Sobre este possível cenário, Xandó reconhece a força política de Lúcia e acredita que a mesma caminhará com o PT. “Tudo isso vai ser discutido não só em Conquista, mas em âmbito estadual. O MDB está como vice do governador Jerônimo. Então será feita essa grande discussão”, pontuou. “Mas não tenho dúvida que caminharemos juntos, até porque Lúcia tem uma história de trabalho na cidade, são 8 mandatos como vereadora, é uma figura respeitada na política, não só em Conquista, mas em toda região”, completou. 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também