O aumento dos casos de Covid-19 continua refletindo na taxa de ocupação dos leitos COVID em Vitória da Conquista. No Hospital Geral (HGVC) tanto os leitos clínicos quanto os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão com 100% de ocupação.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), o HGVC possui 32 leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19, sendo 18 leitos clínicos e 19 leitos de UTI. O Blog do Sena consultou o painel epidemiológico na manhã desta segunda-feira (31) e constatou que todos os leitos estão ocupados. Na UTI, 11 pacientes estão entubados.
Apenas no Hospital de Clínicas de Conquista (HCC), ainda tem vagas nos leitos COVID. Dos 20 leitos clínicos, apenas 2 estão ocupados. A unidade hospitalar possui também 20 leitos de UTI, sendo que 14 estão ocupados e 4 pacientes estão entubados.
Na sexta-feira (28), o HGVC chegou a divulgar uma nota informando a superlotação da unidade de saúde. No texto, o hospital solicitou que pacientes mais graves sejam encaminhados para outras unidades, uma vez que o hospital não possui capacidade de tratar adequadamente deles dada a quantidade de pacientes que já foram recebidos.
Ainda de acordo com a Sesab, a taxa de ocupação dos leitos de UTI atingiu 85%. Essa é a maior taxa desde o mês de julho de 2021 quando Vitória da Conquista vinha registrando uma queda no número de casos de Covid-19 e de internações em decorrência da doença.
O números de casos ativos também continua em crescimento. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na noite de domingo (20), são 879 pessoas com a d