Um dos principais pleitos da atual gestão da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB) – Subseção de Vitória da Conquista, presida pela Dra. Luciana Silva, está próximo de tornar realidade. Por meio de suas redes sociais, a Subseção anunciou o convite o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, a todas as advogadas e advogados do município a participarem da Cerimônia de Instalação da 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. A formalidade acontecerá no próximo dia 17, às 10h30, no Fórum de Vitória da Conquista.
Também pelas redes sociais, a gestão da OAB- Conquista reforçou que participou ativamente para que a Vara fosse implantada. A aprovação da implementação da 2ª Vara aconteceu em outubro de 2022, mas durante todo o ano de 2023, a OAB Conquista realizou várias agendas reforçando o pedido de celeridade para instalação.
Em março de 2023, foi realizada uma Audiência Pública com participação de representantes do Governo Municipal, da Câmara Municipal, Ministério Público, Polícia Civil e Militar, Conselho Municipal da Mulher, entre outros para tratar sobre a tema. Em abril, durante reunião com a presidenta da Coordenadoria da Mulher do TJBA, a desembargadora Nágila Brit , a presidenta da OAB Conquista, Dra. Luciana Silva e a presidenta da Comissão da Mulher e da Mulher Advogada, Dra. Sâmala Santos reforçaram a necessidade da implementação da 2ª Vara. E, em agosto de 2023, o pleito foi tema de uma nova agenda do OAB Conquista com o TJBA. Desta vez, com a presença do Desembargador Nilson Soares Castelo Branco.
Já em novembro, durante encontro do governador da Bahia Jerônimo Rodrigues com empresários de Conquista, a presidenta Luciana Silva ratificou o pedido. Na ocasião, a mesma justificou a urgência do pleito. “A soma dos números de processos que entram na primeira e única vara é maior do que todas as Varas de Violência Doméstica da Bahia somadas. E, inclusive, as da capital também”, explicou.