A ansiedade dos movimentos e políticos de Vitória da Conquista e região foi aplacada nesta quinta-feira (08). O superintendente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) disse, indiretamente, durante a audiência pública que aconteceu hoje, que não existem projetos a curto prazo.
A luta pela duplicação do trecho da BR-116 no trecho entre Vitória da Conquista e Jequié, bem como a colocação de viadutos e passarelas nas entradas e saídas do município parecem, apesar de reivindicada por movimentos, ainda parece ter sido deixada para segundo plano.
O superintendente Stephane Quebaud apresentou projetos de intervenções para os próximos anos, mas nada que possa abrandar os problemas diários enfrentados pelos usuários da rodovia de imediato. “A duplicação vai do terceiro ao oitavo ano, né? Porque a gente vai duplicar 356 quilômetros ao longo de todo o trecho. Então, basicamente, é nesse período de tempo que é necessário para poder fazer todas essas obras”, disse.
Para uma nova empresa assumir, a expectativa é que demore pelo menos 8 meses, tendo a previsão de ser iniciada uma nova concessão em janeiro do próximo ano. Com a assunção de uma nova empresa, a previsão é de um projeto, mais moderno, apesar de existir um prazo maior. “Esse projeto que a gente está apresentando para vocês, ele é o resultado de muitos anos de experiência da ANTT em termos de contratos. Os últimos contratos que a gente lançou com esse mesmo modelo regulatório estão dando certo. A concessionária faz obras, presta serviços e os usuários estão satisfeitos. É isso que a gente quer”, antecipou.
No primeiro ou primeiros anos, o foco será a qualidade do pavimento apresentado, que também tem sido um ponto de cobrança para os usuários da BR-116 e da BR-324. “O trecho tem R$ 500 milhões de previstos para fazer o pavimento e fazer tapa buracos. Depois vai entrar para a nova concessão. As primeiras medidas é o que? Complementar o que o DENIT já vai adiantar e promover as obras que não foram feitas com o contrato anterior. Além de voltar a ter atendimento médico e mecânico. Então, isso também será muito importante falar isso. A gente tem, infelizmente, ainda muitos acidentes no trecho e é essencial ter atendimento. Mas o que vai acontecer? Quando a nova concessão entrar, ela faz o que a gente chama de recuperação emergencial, trabalhos iniciais: rever o pavimento, obras de drenagem todos os elementos da fase de domínio. Pra ter um rodovia melhor, né? Depois ela vai rever com mais profundidade, por exemplo, o pavimento. O pavimento é o quê? É um corpo que, com o tempo, vai se degradar, né? Então, se eu só fizer o recapeamento, seis meses depois, a primeira chuva vai embora. Então, eu tenho que fazer algo muito mais profundo e isso que vai ser previsto entre o segundo e o oitavo ano”, anunciou.
As tão esperadas passarelas e viadutos, que são tão queridas em Vitória da Conquista e municípios circunvizinhos, ainda não têm um projeto fechado. A ANTT, através das audiências públicas, têm feito uma análise da demanda existente. O superintendente disse que o objetivo é colocar estruturas que sejam de fato utilizadas pela população.
”A gente analisa os trechos urbanos, a existência de acidentes, mas o tipo de pista, quando a gente tem uma pista simples, que é o caso do contorno, se a gente botar uma passarela, vai acontecer o que? As pessoas vão continuar atravessando a pista simples. Por quê? É só atravessar a pista, né? Então a gente não bota, talvez, muitas passarelas. Se for necessário que a sociedade achar que a gente não colocou passarelo suficiente em locais realmente indispensáveis, a gente vai rever nosso projeto. A gente está aqui, gente, para receber contribuições da sociedade”, ponderou.
Enquanto a tão esperada duplicação não vem, a ANTT estuda colocar faixas adicionais para o trânsito de veículos pesados, como carretas e caminhões, a fim d e aumentar a fluidez do trânsito. Já para aliviar o peso da tarifa no bolso dos condutores, mais praças de pedágios devem ser colocadas, mas com valores reduzidos, para que os usuários paguem pela distância que vão percorrer na rodovia.