Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

AFYA já realizou mais de 2.500 atendimentos gratuitos em Vitória da Conquista por meio da pós-graduação médica

A AFYA Educação Médica, através da sua Pós-Graduação Médica, vem realizando um trabalho significativo de atendimento à comunidade, proporcionando aprendizado prático para nossos alunos com pacientes reais. Já foram mais de 2.500 atendimentos nas áreas de Psiquiatria, Dermatologia, Pediatria, Neuropediatria e Ultrassom!

Nosso compromisso vai além do atendimento; buscamos oferecer uma formação de qualidade na área médica. Investimos em currículos atualizados e em professores experientes para garantir que nossos alunos adquiram o conhecimento e as habilidades necessárias para se tornarem médicos competentes e comprometidos com a saúde da população.

A gerente de unidade, Mariane Muniz, enfatiza o compromisso da AFYA com a comunidade e a importância de oferecer serviços de saúde de excelência, além de garantir a melhor formação em medicina do país.

Para mais informações sobre agendamento de consultas, entre em contato pelo telefone: 77 99993-0113.

Médicos interessados em especialização podem obter mais informações pelos contatos: 77 99929-6895 ou 77 99849-9415.

Juntos, fazemos a diferença na saúde da nossa comunidade!

Poções: Vereadores vão com o deputado Zé Raimundo à órgãos estaduais, em Salvador, por melhorias na zona rural e incentivo à cultura

A construção de uma ponte de concreto no acesso à localidade de Barro Branco, no município de Poções, em substituição a atual, feita em madeira e bastante precária, foi um dos pleitos reforçados junto à Companhia de Ação Regional (CAR/SDR), pelo deputado estadual Zé Raimundo, ao acompanhar os vereadores locais Laudelino Palmeira e Josimar Lima (Professor Josimar) nesta e outras visitas a órgãos públicos estaduais, em Salvador, na quarta-feira (07). O parlamentar esteve com os representantes de Poções também na Cerb-Companhia de Engenharia Ambiental, e nas secretarias do Trabalho (Setre) e Cultura (Secult).

Na Secult, o deputado e os vereadores de Poções conversaram com a superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura, Amanda Cunha, sobre a promoção de ações culturais no município, especialmente de oferta de cursos de formação de agente cultural e orientação para as pessoas a participarem dos editais das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, ambas de incentivo à produção cultural. “Na medida que as pessoas recebem essa formação, elas vão ter mais facilidade e segurança para participar de editais e apresentar o seus projetos com qualidade”, reforçou Laudelino Palmeira.

Enquanto na SETRE trataram de buscar incentivo à qualificação profissional para as comunidades de Poções, na CAR eles reforçaram a solicitação da ponte e se informaram das ações e programas do Governo do Estado para o fortalecimento da agricultura familiar; e na CERB, buscaram avanços no abastecimento de água para as comunidades rurais. O deputado Zé Raimundo falou da satisfação em acompanhar os vereadores nesta agenda que considerou bastante positiva: “Estamos ao lado das lideranças, dos nossos vereadores, da prefeita Dona Nilda e do vice-prefeito João Bonfim, trabalhando por mais desenvolvimento, dignidade e oportunidades para o povo de Poções”, afirmou.

Habemus Papam: fumaça branca sai da chaminé da Capela Sistina, e Igreja Católica elege novo papa

A Igreja Católica tem um novo papa. A fumaça branca foi expelida pela chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, nesta quinta-feira (8), mostrando que cardeais reunidos no conclave elegeram o novo líder da Igreja Católica.

Os sinos da Capela Sistina também tocaram, indicando que os 133 cardeias que estavam confinados desde a manhã de quarta-feira (7) escolheram o cardeal que vai substituir o papa Francisco.

O cardeal eleito ainda não havia sido revelado até a última atualização desta reportagem pelo Vaticano, mas o anúncio de “habemus papam” será feito ainda nesta quinta — nos dois últimos conclaves, em 2005 e 2013, os anúncios demoraram entre 1h e 2h após o sinal.

A eleição de um novo pontífice também seguiu a tendência das duas eleições de papa anteriores, em 2005 e 2013, e ocorreu no 2º dia do conclave. Desta vez, havia a expectativa inicial de que o processo demorasse mais por conta do número de cardeais votantes — 133, contra 117 no conclave anterior.

A eleição do novo pontífice veio após uma fumaça preta ainda na manhã desta quinta-feira e outra na rodada inicial, na quarta-feira (7).

A escolha do novo papa ocorre também 17 dias após a morte de papa Francisco, por conta de um por conta de um AVC e insuficiência cardíaca em sua residência no Vaticano. Embora tenham sido episódios inesperados, ocorreram em um momento de saúde frágil de Francisco.

Ele havia passado cinco semanas internado para tratar de uma pneumonia.

Em um papado de 12 anos, Francisco promoveu reformas históricas e aproximou a Igreja de um catolicismo mais próximo aos fiéis, que são mais de 1,3 bilhão de pessoas pelo mundo mas que vêm diminuindo gradualmente.

A fumação branca também encerra oficialmente o chamado período de Sé Vacante, em que o “trono” da Igreja Católica fica sem um líder entre a morte de um pontífice e a eleição do sucessor. Agora, um novo papado se iniciará e indicará se o Vaticano tem a intenção de seguir, ao menos parcialmente, ou ainda avançar na agenda de Francisco.

Identificado homem morto em confronto com a PM em Cândido Sales


Foi identificado como Everson Santos Duarte, de 34 anos de idade, natural de Cândido Sales, o homem que morreu após confronto com a Polícia Militar na tarde da última quarta-feira (8), em Cândido Sales.

Conforme já divulgado pelo Blog do Sena, Everson foi localizado por uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 80ª CIPM em um imóvel abandonado, após invadir residências na tentativa de fugir.

Durante a abordagem, ele teria atirado contra os policiais, que revidaram. Everson foi socorrido ao hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos.

Com ele, foram apreendidos um revólver calibre .38, munições, uma barra de maconha, dezenas de porções de cocaína e crack, além de dinheiro em espécie.

Segundo a polícia, ele já possuía diversas passagens por tráfico de drogas.

Sabor, lazer e emoção: Complexo Sashira é destino certo para o Dia das Mães em Conquista

O segundo domingo de maio se aproxima e, com ele, uma das datas mais esperadas pelas famílias conquistenses: o Dia das Mães. Tradicionalmente comemorado com muito carinho e homenagens, o domingo (11) promete movimentar bares e restaurantes em Vitória da Conquista. Muitos estabelecimentos já estão se organizando para receber o público, ampliando cardápios, reforçando o atendimento e, em alguns casos, até contratando temporários para dar conta da demanda.

Afinal, poucas coisas agradam tanto quanto reunir a família ao redor da mesa  e muitos preferem fazer isso fora de casa, saboreando pratos especiais e aproveitando o dia para relaxar e criar boas memórias.

Entre as opções mais buscadas para esse momento está a Arena Sashira e Restaurante Sashira, que vem se consolidando como um verdadeiro refúgio de lazer e boa gastronomia a poucos minutos do centro da cidade. Localizado na BA-263, próximo ao Posto da Polícia Rodoviária Estadual, o espaço caiu no gosto das famílias que prezam por qualidade, conforto e um ambiente acolhedor.

O restaurante, conhecido por seu buffet variado e saboroso, oferece um cardápio pensado para agradar todos os paladares, sempre com aquele toque caseiro que remete ao almoço de mãe. E não para por aí. Integrado à estrutura do restaurante, está a Arena Sashira, um complexo de lazer com piscinas, parque infantil, campo de areia e bar – tudo isso em meio à natureza, com segurança e tranquilidade para crianças e adultos.

E neste Dia das Mães, a experiência será ainda mais completa: a Pousada Sashira, inaugurada no Dia das Mães de 2024, oferece conforto para quem deseja descansar e aproveitar o final de semana. Com 31 quartos temáticos, todos equipados com conforto de alto padrão, incluindo suítes com hidromassagem e adega de vinhos , a pousada homenageia a diversidade do Brasil em cada detalhe. Os quartos recebem nomes que fazem referência a cidades turísticas, elementos da fauna e flora nacional e pedras preciosas, tudo cuidadosamente pensado.

Idealizada pelo empresário Edilvânio Alves, conhecido como Seis Dedos, em homenagem à filha Sashira Camily – jovem estudante de Engenharia Civil vítima de feminicídio em 2021 –, a pousada é também um espaço de memória e amor, criado para acolher com afeto quem por lá passa.

A estrutura completa, que une restaurante, clube e pousada, transforma a Arena Sashira em um dos locais mais completos da região sudoeste da Bahia para quem deseja celebrar o Dia das Mães com estilo, sabor e aconchego. Seja para um almoço em família, uma tarde de lazer com as crianças ou um fim de semana inteiro de descanso, o local é um convite à convivência, à celebração e à vida.

Luto: morre Edinaldo Santos Barros, aos 40 anos

 

É com pesar que o Blog do Sena informa o falecimento de Edinaldo Santos Barros, conhecido como Gina, aos 40 anos. Ele sofreu um infarto durante a noite da última quarta-feira (7).

Gina era um torcedor ilustre do baba Paraná e muito querido pela comunidade.

O velório será realizado na Avenida Santa Catarina, nº 476, ao lado do Supermercado, em Vitória da Conquista.

Aos amigos e familiares, os sinceros sentimentos do Blog do Sena.

A visão de inovação por trás dos projetos da Andrade Borré

“Inovar não é uma opção — é a base de tudo o que construímos.” A frase é do empresário Leandro Borré, sócio-diretor da Andrade Borré Construtora, e resume bem o DNA que impulsiona a empresa a transformar a paisagem urbana de Vitória da Conquista.

Com raízes no Sul do Brasil e experiência em setores como tecnologia e indústria, Borré trouxe para o setor da construção civil uma mentalidade de constante reinvenção. Desde 2021, ele e Verena Andrade, comandam a Andrade Borré com uma combinação precisa entre tradição e futuro.

Leandro acompanha de perto o desenvolvimento dos projetos da construtora, contribuindo para soluções inéditas que marcaram empreendimentos recentes da empresa:

  • Pedro Hugo Life & Business — um centro multifuncional com áreas verdes, soluções sustentáveis e foco no empreendedorismo local.
  • Residencial Domus — primeiro bairro da cidade com infraestrutura 100% subterrânea, que une estética, segurança e valorização imobiliária.

Além de quebrar paradigmas no que é construído, a Andrade Borré também revoluciona no “como se constrói”: uso de modelagem BIM,tecnologia que permite criar maquetes digitais inteligentes da obra, integrando todas as informações do projeto em um só lugar, atendimento digitalizado, tours virtuais e acompanhamento de obra em tempo real estão entre as inovações lideradas por Borré.

Com uma atuação que vai da planta à pós-entrega, Leandro Borré mostra que inovação não é apenas estética ou tendência — é um compromisso com o futuro de Vitória da Conquista e com a vida das pessoas que escolhem a Andrade Borré para viver.

“Nós consideramos isso um ato antidemocrático do governo”, diz presidente do Simmp após Prefeitura enviar à Câmara PL sobre reajuste do salário dos professores sem diálogo

 

A presidente do Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (Simmp), Greissy Reis, denunciou que a Prefeitura agiu de forma autoritária ao encaminhar à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 19/2025, referente ao reajuste dos servidores, sem concluir as negociações com a categoria.

Em entrevista ao Blog do Sena, ela afirmou que o sindicato foi surpreendido com o envio da proposta, o que, segundo ela, rompe com o processo de diálogo e fere princípios democráticos. “O Sindicato ainda estava em processo de negociação com o Governo Municipal. Tínhamos realizado uma reunião. Havia sido agendada uma outra reunião que foi desmarcada por duas vezes e nós estávamos esperando o retorno das proposições que foram feitas nessa rodada de negociação. E fomos surpreendidos com esse Projeto de Lei já sendo encaminhado para a Câmara sem finalizar as negociações com o sindicato”, disse Reis.

Greissy criticou a postura do governo Sheila Lemos (União Brasil). “Nós consideramos isso um ato antidemocrático do governo, um ato autoritário, onde o governo passa por cima das negociações classistas  encaminhando um projeto de lei que contradiz a Lei do Piso, uma vez que nesse projeto não prevê o retroativo de 6,27% a janeiro  para todas as células da nossa tabela salarial”, declarou.

A presidente do Simmp questiona a forma como a Prefeitura decidiu unilateralmente sobre os percentuais e termos do reajuste. Ela destaca que o projeto encaminhado contradiz a Lei do Piso Nacional do Magistério, ao não garantir o pagamento retroativo de 6,27% a partir de janeiro de 2025 para todas as faixas salariais. “Até hoje vários professores estão recebendo abaixo do piso. Então,  o governo pretende corrigir essas perdas com os professores que estavam nessa situação, apenas. Os demais professores, que também têm direito a receber o resto do piso, não receberão o retroativo correspondente ao mês de janeiro”, explicou.

Além do cumprimento integral da Lei do Piso, Greissy também relatou que o sindicato apresentou outras pautas importantes na mesa de negociação, especialmente relacionadas à valorização da carreira, mas não foram atendidas. “Nós tínhamos outras propostas também de avançar no interstício de nível, que foi retirado em 2018. Nós perdemos 10,25% do nosso plano de carreira nas gratificações de nível e não foi até o momento recomposto. Então, nós tínhamos propostas de recompor essas perdas ao longo desses últimos anos”, afirmou.

Ela também cobrou o cumprimento do Estatuto do Magistério por parte da Prefeitura. “Nós tínhamos também propostas de reviver e pagar corretamente conforme o nosso plano de carreira. Alguns percentuais que estão lá no nosso Estatuto do Magistério não estão sendo cumpridos pelo governo municipal, como, por exemplo, a gratificação por regência de classes especiais, professores que atendem crianças com deficiência ou com algum transtorno. Os professores não estão recebendo o seu percentual conforme manda o Estatuto do Magistério. Nós também temos outra gratificação que é a gratificação para os professores que atuam nas turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, que também não estão recebendo a gratificação que lhes é devida e que está prevista no nosso Estatuto do Magistério”, detalhou.

Segundo ela, o cenário é de repetidos descumprimentos. “Dentre outras situações que nós temos exigido, nós temos tentado junto ao governo municipal o cumprimento e não temos tido avanços. Nós temos vários descumprimentos no nosso plano de carreira na rede municipal de ensino e nós temos enfrentado uma resistência injustificada do governo municipal em fazer valer a lei que rege o sistema de ensino e a lei que rege, inclusive, o nosso plano de carreira”, completou.

Diante do impasse, o Simmp convocou uma assembleia da categoria para esta quinta-feira (8), às 18h30, a fim de deliberar sobre os próximos passos do movimento. Paralisações e greve não estão descartadas. “Estamos avaliando a possibilidade de iniciar um calendário de paralisações até que o governo municipal pague o que é devido. Dependendo da decisão da base, pode haver indicativo de greve”, disse a presidente.

Essa não é a primeira vez que a Prefeitura de Vitória da Conquista toma decisões sem diálogo com o Simmp. Em 2024, o sindicato já havia classificado a postura do Executivo como autoritária. Na época, o Blog do Sena também destacou o descontentamento da categoria diante do envio de um projeto de reajuste salarial sem a participação do sindicato nas discussões. 

Enquanto a categoria aponta falta de transparência, a Prefeitura afirma que a proposta foi construída após reuniões com entidades sindicais, com base nas limitações legais e financeiras do município. O Projeto de Lei nº 19/2025 prevê um reajuste geral de 5,06% para os servidores e a aplicação do piso nacional do magistério com 6,27% de correção, porém, sem previsão de retroativo integral. O projeto também prevê aumento de 20% no auxílio alimentação dos servidores.

A categoria, no entanto, contesta a versão da gestão municipal e exige respeito à legislação, à valorização profissional e à mesa de negociação como espaço legítimo de construção coletiva.

Suspeito de alta periculosidade morre em confronto com a PM em Cândido Sales

Um homem suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas morreu durante confronto com a Polícia Militar na tarde desta quarta-feira (8), em Cândido Sales. Segundo a PM, ele foi encontrado em um imóvel abandonado, onde tentou se esconder após invadir residências em fuga. O suspeito chegou a ser socorrido com vida ao hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos. Com ele, foram apreendidos um revólver calibre .38, munições deflagradas e uma grande quantidade de drogas.

A ação foi realizada por uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 80ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), por volta das 16h40, em uma área conhecida pela reincidência de crimes relacionados ao tráfico. Após receber denúncias, os policiais localizaram o indivíduo, que teria tentado fugir pulando muros e entrando em residências. Ele foi flagrado entrando em uma casa abandonada, onde teria efetuado disparos contra os militares.

Houve revide e, após os tiros cessarem, os policiais encontraram o homem ferido. Ele foi socorrido e levado ao hospital municipal, mas não resistiu. De acordo com a polícia, o suspeito possuía uma longa ficha criminal e já havia sido apreendido com grande quantidade de drogas em duas ocasiões recentes, mas continuava em liberdade.

Além da arma e das munições, foram apreendidos uma barra de maconha, 96 invólucros da mesma droga, 37 invólucros de cocaína, 58 pinos de crack, um celular e R$ 276,35 em espécie.

O material apreendido foi apresentado na delegacia local para os procedimentos legais.

Conquista: Mulheres denunciam suposta boleira por golpe em encomendas de festas infantis e aniversários

Moradoras de Vitória da Conquista denunciaram ter sido vítimas de um golpe aplicado por uma suposta boleira que desapareceu após receber pagamentos antecipados por encomendas de kits para festas. Os valores pagos variavam entre R$ 100 e R$ 450, feitos via Pix. Segundo as vítimas, após receber os pagamentos, a mulher apagou os perfis nas redes sociais e não deu mais respostas. As informações foram divulgadas pela TV Sudoeste.

Cláudia Guedes, aposentada, contou que pagou R$ 150 adiantado por um kit composto por bolo, doces e salgados. A festa teria sido na última terça-feira (7), data em que ela completa 37 anos, mas precisou ser cancelada. “Foi uma promoção no Instagram e a promoção estava muito boa. Mandei mensagem pelo WhatsApp, conversei com ela. Ela é super legal, simpática, tem um áudio dela aqui e me encantou pela conversa. Me iludiu, fui iludida”, relatou.

Júlia Vitória Custódio, dona de casa, também fez um pagamento antecipado. “O aniversário da minha sobrinha é amanhã. Com essa coisa toda, tive que cancelar o aniversário. Não vai ter mais aniversário, não vai ter mais bolo, não vai ter mais nada, porque a mulher simplesmente sumiu. Ontem de noite a gente foi até a casa dela, atrás dela. Os vizinhos informaram que não tinha ninguém na casa há dias. Ela abandonou o cachorro, as coisas dela tudo lá. E simplesmente sumiu.”

Segundo os relatos, a mulher se apresentava como confeiteira no bairro Miro Cairo, divulgando promoções atrativas nas redes sociais, sempre com uma postura simpática e acolhedora, o que ajudava a gerar confiança nas clientes. Ana Catarine Nunes, dona de casa, também tentou reaver o valor pago, sem sucesso. “Eu pedi o meu dinheiro de volta falando que não ia querer mais o bolo. Aí ela falou que eu desse um prazo pra ela pra poder pegar esse dinheiro. Só que até então, na segunda-feira, eu fui perguntar a data pra ela poder me devolver o dinheiro e ela não me deu resposta e simplesmente sumiu.”

Thayane Camile Custódio, garçonete, disse que já havia feito uma encomenda com a mesma mulher há um ano e que tudo correu bem na ocasião. Isso a levou a confiar novamente. “Eu ainda tentei cancelar o meu pedido com ela. Porém, ela falou pra mim que eu tinha que esperar quinze dias, e por conta de ter que esperar quinze dias eu não podia, porque ia passar a data do aniversário”

Thayane foi uma das mulheres que procuraram o Distrito Integrado de Segurança Pública na última quarta-feira (8) para registrar boletim de ocorrência. “Tentei contato com ela, não consegui. Fui na casa dela e não tinha ninguém Infelizmente, eu tive que cancelar a festa?”.

As vítimas esperam que a responsável seja localizada e que possam ser ressarcidas pelos prejuízos financeiros e emocionais causados pelo golpe.

Suspeitos de assalto à casa lotérica em Barra do Choça são presos em Vitória da Conquista


A Polícia Militar prendeu dois suspeitos de envolvimento no assalto à casa lotérica de Barra do Choça, ocorrido na madrugada do último domingo (4), quando foram levados cerca de R$ 150 mil. A ação resultou na apreensão de dois veículos usados no crime e na condução dos suspeitos à delegacia em Vitória da Conquista.

Segundo informações apuradas pelo Blog do Sena, os criminosos acessaram a lotérica abrindo um buraco em uma construção vizinha, desativaram o sistema de segurança ao desligar o disjuntor geral e remover as câmeras, o que facilitou o furto de alto valor.

As diligências começaram na tarde de quarta-feira (7), quando uma equipe do 15º Batalhão da Polícia Militar, de Itabuna, localizou um dos carros usados no crime. O condutor foi abordado e encaminhado à delegacia.

Mais tarde, já em Vitória da Conquista, outro veículo suspeito foi visto próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal. Durante tentativa de abordagem, o motorista fugiu em alta velocidade, realizando manobras perigosas e invadindo a contramão. Um dos ocupantes chegou a abandonar o carro e fugiu por um matagal, enquanto o condutor seguiu em fuga até ser alcançado em frente ao shopping Conquista Sul.

Ao ser interrogado, o homem afirmou que o comparsa seria Alexsandro, conhecido como “Leke” ou “João”, suposto mentor do furto à lotérica. Ainda segundo o suspeito, ele foi o responsável por desligar o disjuntor do local, desativando os sistemas de alarme e vigilância.

Ele também declarou que a dupla havia viajado até Divisa Alegre para praticar outro furto com a mesma estratégia. O suspeito foi levado à delegacia, onde permanece à disposição da Justiça. Com ele, foram apreendidos um veículo HB20, placas PVT5F12, e a quantia de R$ 235,00 em dinheiro.

Xangai, secretário de Cultura de Vitória da Conquista, se apresenta na Feira Nacional do MST, em São Paulo

O cantor e compositor Xangai, um dos  importantes nomes da música popular nordestina, sobe ao palco da Feira Nacional da Reforma Agrária nesta quinta-feira (8), no Parque da Água Branca, em São Paulo. A apresentação está marcada para as 18h30, no Palco Arena, e integra a extensa programação cultural organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), um dos mais tradicionais movimentos de esquerda do país.

Mas o que poderia ser apenas mais uma apresentação de um artista consagrado, ganha contornos políticos curiosos e até contraditórios. Isso porque  Xangai é, atualmente, secretário municipal de Cultura de Vitória da Conquista e ocupa o cargo no governo da prefeita Sheila Lemos (União Brasil), que tem se posicionado como uma gestora de direita. Na política, a direita tem frequentemente  discurso com críticas a movimentos sociais como o próprio MST.

A presença de um secretário de governo com esse perfil institucional em um dos eventos mais simbólicos da esquerda brasileira levanta perguntas inevitáveis. Seria apenas a força da arte que rompe muros ideológicos? A Feira do MST reúne produtos da agricultura familiar, debates, lançamentos de livros, shows e apresentações artísticas. É, tradicionalmente, um espaço de celebração das lutas populares e de crítica ao agronegócio. Não à toa, o evento costuma ser alvo de ataques de políticos e militantes da direita, o mesmo campo político que Sheila Lemos representa em Conquista.

Xangai, por sua vez, tem uma trajetória marcada por um engajamento cultural e social profundamente vinculado às raízes do povo nordestino. Em suas músicas, canta a terra, o sertão, os vaqueiros, o povo  e já se apresentou em edições anteriores da Feira do MST. Sua participação neste ano, no entanto, ganha uma nova camada de interpretação pelo cargo que hoje ocupa.

Deputado Fabrício discute o andamento das obras da Embasa para o abastecimento de água na zona rural de Vitória da Conquista

Visando assegurar o abastecimento de água potável à população da zona rural de Vitória da Conquista, o deputado estadual Fabrício Falcão, reuniu-se nesta terça-feira (6) com Gildeone Almeida, presidente da Embasa e com o vereador Luciano Gomes (PcdoB). Na ocasião, discutiu-se o andamento das ações propostas pela empresa de saneamento para levar água tratada à diversas localidades, entre elas, Cabeceira do Jiboia, Cercadinho e Inhobim.

“Estamos acompanhando junto a Embasa o cronograma das ações para o fornecimento de água das localidades rurais de Vitória da Conquista, por meio dos projetos em andamento, com a obra que está ampliando a capacidade da adutora que abastece o distrito de Bate-Pé, na certeza de que muito em breve às comunidades serão atendidas com água tratada. Esse é um compromisso do nosso mandato, do governador Jerônimo e dessa grande liderança, o vereador Luciano Gomes, garantir o abastecimento de água para toda população do nosso município”, disse Fabrício.

“São medidas que visam resolver o abastecimento de água da nossa região, em localidades como Cachoeira das Araras, Pedra Mole, Quatis do Fumaça, entre outras. Ficamos muito felizes com o andamento das ações propostas”, destacou o vereador Luciano.

O presidente da Embasa ressaltou que nos próximos 30 dias, após a conclusão do processo licitatório, a empresa já estará atuando com o início das obras para o abastecimento de água, nas localidades de Cabeceira do Jiboia, Cercadinho e Inhobim.

Conquista: Polícia prende mulher identificada pelo sistema de reconhecimento facial

 

Na manhã desta quarta-feira, 07, uma mulher foi presa no centro de Vitória da Conquista após ser identificada pelas câmeras de reconhecimento facial.

A prisão aconteceu, por volta das 11h, nas imediações da Praça Barão do Rio Branco, uma dos pontos mais movimentados da cidade.

De acordo com o Comando de Policiamento da Região Sudoeste, as equipes da RONDESP foram acionadas pela CICOM após o sistema identificar o criminosa.

A mulher tinha mandado de prisão preventiva em aberto pelo crime de roubo.

Após a prisão, a mulher foi conduzida ao DISEP, onde foi apresentada à autoridade competente e está à disposição da justiça.

Vereadores rejeitam projeto que criaria o Dia Municipal em Defesa da Democracia em Vitória da Conquista

Durante Sessão Itinerante realizada pela Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) na manhã desta quarta-feira (7), na Faculdade Independente do Nordeste (Fainor), os vereadores rejeitaram o Projeto de Lei nº 38/2025, de autoria da vereadora Márcia Viviane Sampaio (PT), que propunha a criação do Dia Municipal em Defesa da Democracia. Na proposta da vereadora, o data seria comemorado em 8 de janeiro.

A proposta previa a instituição de uma data simbólica para reafirmar os princípios democráticos, promover ações educativas e incentivar o debate sobre o papel das instituições e da participação cidadã. Durante a sessão, o vereador Alexandre Xandó (PT) fez a defesa do projeto, explicando seu conteúdo e objetivo.

“O projeto 38/2025 dispõe sobre a criação do Dia Municipal em Defesa da Democracia […] com o objetivo de reafirmar o compromisso da sociedade conquistense com os princípios democráticos, a soberania popular, o respeito às instituições e a defesa do Estado Democrático de Direito”, explicou. Ele ainda destacou que a escolha da data remete aos ataques de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas em Brasília: “Foi o dia que aqueles que atentam contra a democracia destruíram as sedes dos Três Poderes”, disse.

Xandó ressaltou que o projeto não era sobre “Lula contra Bolsonaro”, mas sobre a defesa da democracia. “Aqui não é direita contra a esquerda. Aqui, eu tenho certeza que muitos aqui não votaram no presidente Lula, mas não aceitaram, não acham que foi correto o que foi feito: a tentativa de acabar com a democracia […] Se aqueles que fizeram intervenção no dia 8 de janeiro tivessem conseguido seu intento, esse vereador que fala aqui agora sequer poderia estar falando”, afirmou.

Apesar da argumentação, a maioria dos vereadores votou contra o projeto. Parlamentares da base governista e da bancada de direita se posicionaram com discursos críticos e polêmicos.

O vereador Nelson de Vivi (PSDB) chamou o projeto de “balela” e minimizou a importância da proposta: “Essa balela de criar o Dia da Democracia é a maior bobagem que tem […] A democracia é tranquila, criaram o dia da democracia, nós vamos criar mais democracia? […] 365 dias por ano!”, disparou.

Ele ainda afirmou que o país vive uma “ditadura do Judiciário” e criticou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal “Senhoras aposentadas presas, sendo torturadas por esse antidemocrático, por esse tirano que chama Alexandre de Moraes”.

Já o vereador Natan da Correceria (Avante) atacou o projeto dizendo que se tratava de uma “cortina de fumaça” da esquerda. “É o que a gente chama de ‘cachorro mijando no poste’, onde a esquerda cria narrativas […] precisamos nos libertar, que a democracia seja igual para todos”, declarou.

O vereador Bibia também criticou a ausência da autora do projeto na sessão e afirmou que a proposta misturava política e interesses pessoais: “Democracia é democracia. Baderna é baderna. Política é política […] autora do projeto não está nem aqui na sessão. Agora tem a sessão de polêmica”, disse.

Por outro lado, o vereador Ricardo Babão (PT) destacou que o projeto tratava de princípios democráticos e não de partidarismo. “O povo é que decide! Quer dizer, o quer dizer, o PT em Conquista fez três vereadores, teve candidato, mas foi a prefeita Sheila Lemos que ganhou as eleições. Ela foi eleita pela democracia como a mais votada de todos os tempo. Por isso, a esquerda tinha que invadir a Prefeitura e quebrar a prefeitura para não aceitar ela assumir? Isso não existe isso! Isso é democracia, foi lá, assumiu, está governando e fazendo um bom trabalho. Quando erra, a gente tem que criticar e correr atrás para acertar, para poder acertar. Agora não vamos aceitar aqui vereadores usar a tribuna para fazer palanque político, defender o indefensável”, pontuou Babão.

A rejeição da proposta evidenciou mais uma vez a polarização política presente na Câmara Municipal, mesmo em temas que tratam da defesa da democracia como princípio institucional. O projeto foi arquivado após não obter votos suficientes para sua aprovação.

Fumaça preta: Primeiro dia de Conclave termina sem escolha de novo papa

O primeiro dia do Conclave, cerimônia e ato religoso que escolhe o novo papa e líder da Igreja Católica, terminou com fumaça preta. Isso significa que não houve consenso e uma votação consistente para escolher o novo representante da religião.

O ato iniciado nesta quarta-feira (7), teve início por volta das 13h (horário de Brasília), quando as portas da Capela Sistina foram fechadas para o começo das votações. No entanto, horas antes, os 133 cardeais aptos para votar e receber votos, efetuaram juramento de sigilo e participaram da missa Pro Eligendo Romano Pontifice, rezada publicamente na Basílica de São Pedro.

Na abertura do conclave, o cardeal decano Giovanni Battist pediu um “papa que a Igreja e a humanidade precisam neste momento tão difícil”.

Já era esperado por especialistas que o primeiro dia não teria o resultado oficial com o nome do novo pontífice. Já que, segundo os costumes e tradições, os momentos iniciais servem para debates e que nomes sejam apresentados.

Conquista: Câmara de Vereadores aprova moção de repúdio contra Jerônimo Rodrigues por fala contra Bolsonaro e bolsonaristas


Uma moção de repúdio, de autoria do vereador Adinilson Pereira (UB), contra ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, na sessão itinerante desta quarta-feira (07).

Tudo aconteceu na última sexta-feira (02), quando o governador participava de um evento na cidade de América Dourada. Ele disse na ocasião: “Tivemos um presidente que sorria daqueles que estavam na pandemia sentindo falta de ar. Ele vai pagar essa conta dele e quem votou nele podia pagar também a conta. Fazia no pacote. Bota uma ‘enchedeira’. Sabe o que é uma ‘enchedeira’? Uma retroescavadeira. Bota e leva tudo para a vala”, afirmou.

A oposição ao governador e lideranças bolsonaristas criticaram duramente a fala do gestor. A bancada de situação da Casa Legislativa votou em peso pela moção de repúdio.

O vereador da oposição Ricardo Babão (PCdoB) argumentou que “cristãos devem ter o perdão no coração”, em referência ao fato do proponente da moção ser cristão.

O governador pediu desculpas após a má repercussão de sua fala. “Se o termo vala e o termo trator foi pejorativo ou foi muito forte, eu peço desculpa. Não foi a minha intenção, eu não tenho problema algum de poder registrar quando há excessos na palavra, movido pela indignação”.

A moção foi aprovada com o voto da bancada de situação, que, atualmente, é maioria na Casa.

Urgente: Coopmac oficializa cancelamento da 54ª Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista

Como o Blog do Sena já havia antecipado, a 54ª Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista foi realmente cancelada. A Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac) oficializou o cancelamento, na tarde desta quarta-feira (7),O comunicado à imprensa foi divulgado às 12h15 e confirma que, apesar dos esforços empreendidos, não foi possível concluir as tratativas necessárias em tempo hábil para garantir a realização do evento com o padrão de excelência esperado.

No documento, a Coopmac destaca que a decisão foi tomada com responsabilidade e transparência, tendo em vista o compromisso da organização com a qualidade, o respeito aos patrocinadores, apoiadores, expositores, criadores, cooperados, à imprensa e ao público em geral. “Nosso compromisso com a qualidade […] nos levou a tomar essa decisão com responsabilidade e transparência”, diz a nota assinada pela diretoria da Coopmac.

A organização também agradeceu a confiança do público ao longo dos anos e afirmou que já iniciou os esforços para que a próxima edição seja ainda mais forte, estruturada e representativa. Segundo a Coopmac, o propósito de valorizar o agronegócio, fomentar negócios e promover o desenvolvimento regional segue firme.

A confirmação oficial do cancelamento ocorre mesmo após diversas tentativas de lideranças políticas e da gestão municipal para manter a realização do evento em 2025. A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista participou de várias reuniões com a Coopmac e havia se comprometido com uma série de ações estruturais e operacionais, incluindo limpeza do parque, iluminação, segurança, saúde, cultura, trânsito e apoio da comunicação institucional, com um investimento estimado em R$ 1 milhão.

O Governo do Estado da Bahia também foi acionado por parlamentares que buscaram garantir recursos para a realização da feira. O deputado federal Waldenor Pereira (PT) anunciou a destinação de R$ 500 mil por meio de emendas parlamentares. Os deputados estaduais Zé Raimundo (PT), Fabrício Falcão (PCdoB) e Tiago Correia (PSDB), junto ao ex-prefeito de Belo Campo, Quinho, também atuaram para buscar soluções conjuntas e viabilizar o evento.

A não realização da ExpoConquista representa uma grande perda para o setor agropecuário regional. Em 2024, o evento atraiu cerca de 150 mil visitantes e movimentou aproximadamente R$ 100 milhões em negócios. A feira é considerada um dos maiores eventos do agronegócio no interior da Bahia e, além do impacto econômico, carrega valor cultural e histórico para a população conquistense.

“A cooperativa precisa explicar para a cidade por que não vai realizar a exposição”, afirma o vereador Luís Carlos Dudé sobre possível cancelamento do evento

Em meio à repercussão do possível cancelamento da 54ª Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista, o vereador Luís Carlos Dudé (União Brasil) voltou a cobrar explicações da Coopmac (Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense), organizadora do evento, e ressaltou que tanto o Governo do Estado quanto o Governo Municipal ofereceram apoio necessário para a realização da feira.

Em entrevista exclusiva ao Blog do Sena, Dudé, que foi um dos primeiros vereadores a defender a realização da exposição e chegou a montar uma comissão com os colegas Ricardo Gordo e Lêa de Quinho, questionou a ausência de um posicionamento oficial por parte da cooperativa

“A cidade quer saber! Porque o clamor da diretoria da Coopmac foi para o apoio do Governo do Estado e do Governo Municipal e do Governo Federal. O apoio veio. E aí não tem exposição?”, questionou o parlamentar.

Para Dudé, é preciso deixar claro que a responsabilidade pela não realização da feira não recai sobre os governos que se colocaram à disposição. “Então, eu acho, e eu vou dizer logo aqui, cooperativa é sobre os cooperados. É preciso dizer isso. É cooperativa. Então, acho que para depois não colocar a culpa no Governo do Município, na prefeita Sheila, ou que não houve nenhuma razão do Governo do Estado. Então, é bom que se explique porque nós até formamos uma comissão lá na Câmara de Vereadores. Embora eu tenha dito sempre, é uma cooperativa de em torno de 150 cooperados”, afirmou.

O vereador ainda reforçou que a Coopmac precisa prestar contas à sociedade conquistense “A cooperativa que tem o seu respeito aqui com a 54ª exposição, mas ela deve dizer para a cidade porque não vai realizar a exposição. Uma vez que eu vi que, o Governo do Estado se colocou à disposição e o Governo do Município também com tudo que necessitava para fazer a feira”, disse.

. Dudé também destacou a importância da exposição para a população e a economia local. A realização do evento era aguardada pela população com muita expectativa. “ Eu defendi a exposição porque a prefeita Sheila, no formato que foi feito ano passado, foi de abrir as portas para a população. E a gente deve ter esse formato, de não cobrar e abrir as portas para a população de Vitória da Conquista. A exposição pertence também à cidade de Vitória da Conquista nesse sentido. Uma vez que o poder público entra, a população, ela tem o seu direito”, afirmou

Até o momento, a Coopmac não se pronunciou oficialmente sobre o cancelamento da exposição. “A gente aguarda um pronunciamento da direção da Coopmac em relação a essa questão da não realização. Repito, tudo que foi solicitado em relação a isso, eu acredito tanto por parte do Governo do Estado, como o Governo do Município, eu posso garantir que tudo que foi solicitado a prefeita Sheila colocou à disposição.”

A fala do vereador ocorre no mesmo dia em que foi divulgado o possível cancelamento do evento, apesar das tentativas de articulação envolvendo deputados, Governo do Estado, Governo Municipal e lideranças políticas. O silêncio da Coopmac até o momento tem gerado ainda mais incertezas e críticas.

Em 2024, a ExpoConquista atraiu cerca de 150 mil visitantes e movimentou R$ 100 milhões em negócios. A expectativa era de que o evento continuasse sendo um dos motores da economia regional, mas a falta de uma explicação clara sobre o cancelamento levanta questionamentos sobre os rumos da tradicional exposição.

Conquista: Audiência pública com ANTT sobre duplicação da BR-116 e novas obras viárias acontece nesta quinta (8)

Com grande expectativa por parte da população, Vitória da Conquista recebe, nesta quinta-feira (8), a audiência pública promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para discutir o novo projeto de concessão das rodovias BR-116 e BR-324, no trecho que inclui o município. O evento será realizado às 14h, no auditório do Senac, e integra a série de audiências do programa “Rota 2 de Julho”, que visa ouvir a sociedade sobre as obras previstas no novo modelo de concessão, estimado em R$ 24 bilhões ao longo de 30 anos.

Estão confirmadas as presenças da prefeita Sheila Lemos, de integrantes do governo municipal, vereadores, empresários, lideranças políticas e representantes de diversos setores da sociedade. A expectativa gira em torno de temas urgentes para a cidade, como a duplicação da BR-116 nos acessos urbanos, além da construção de viadutos e passarelas, demandas antigas que ganham novo fôlego com a perspectiva de uma nova gestão para a rodovia.

A audiência desta quinta-feira também vai apresentar o resultado do debate realizado no último dia 28 de abril, durante audiência pública promovida na Câmara Municipal, que reuniu vereadores, especialistas e moradores para discutir os impactos da nova concessão na região.

Atualmente, o trecho é administrado pela concessionária ViaBahia, cujo contrato será encerrado no dia 15 de maio, por decisão da ANTT em acordo com o Ministério dos Transportes, o Tribunal de Contas da União (TCU) e a própria empresa. A gestão provisória da rodovia ficará sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) até a realização de uma nova licitação, prevista para ocorrer em 2026.

O projeto “Rota 2 de Julho” contempla 663 km de rodovias entre Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista, com destaque para 356 km de duplicações, além da construção de faixas adicionais, viadutos, passarelas e vias laterais. De acordo com o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, a nova concessão será baseada em um contrato moderno e transparente, com garantias reais de execução das obras.

“A proposta é garantir que os investimentos se traduzam em benefícios concretos à população, com mais segurança e qualidade para quem utiliza essas rodovias todos os dias”, afirmou Sampaio em matéria divulgada no site oficial do Governo Federal.

Durante as audiências, a população poderá apresentar sugestões e esclarecer dúvidas diretamente com representantes da ANTT. A audiência em Vitória da Conquista é a terceira da série de encontros realizados pela ANTT. As sessões já aconteceram em Salvador e Feira de Santana e serão concluídas com uma audiência híbrida (presencial e virtual) em Brasília, no dia 16 de maio.