As eleições municipais de 2024 continuam sendo um dos principais assuntos debatidos em Vitória da Conquista. O tema também foi destaque durante a visita do governador Jerônimo Rodrigues e do ministro da Casa Civil Rui Costa, ambos do PT, ao município de Barra Choça, para a inauguração da nova unidade do Colégio de Tempo Integral, a entrega de um ônibus escolar e pavimentações de ruas.
A Prefeitura de Vitória da Conquista é uma das mais disputadas da Bahia, já que a cidade é a terceira maior do estado. Entre as pré-candidaturas já lançadas, a principais são a da atual prefeita Sheila Lemos (União Brasil), que busca a reeleição; a do deputado federal Waldenor Pereira (PT); e a da vereadora Lúcia Rocha (MDB). Nas primeiras pesquisas realizadas internamente pelos partidos, Lúcia aparece na frente, enquanto Waldenor e Sheila estão empatados tecnicamente.
Atualmente, o MDB integra a base política do PT no cenário estadual. A união aconteceu nas eleições de 2022, quando Jerônimo foi eleito governador e Geraldo Júnior, do MDB, vice-governador. A expectativa é que essa dobradinha também se repita em Vitória da Conquista. O novo cenário marcaria a história política da cidade, já que os partidos sempre foram grandes adversários. Nas eleições municipais de 2016 e 2020, José Raimundo Fontes do PT foi vencido por Herzem Gusmão do MDB e encerrou uma gestão de 20 anos do partido de esquerda.
Em entrevista ao Blog do Sena, Jerônimo enfatizou que vai trabalhar pela unidade do seu grupo político em Vitória da Conquista. “Nós vamos voltar para uma agenda de política pública em Conquista e eu vou sentar sim com meu campo. Eu quero unidade no meu grupo”, declarou Rodrigues.
Apesar de não confirmar, Jerônimo não descartou a possibilidade de Lúcia Rocha Rocha sair como vice na chapa com Waldenor. Mas, destacou que as decisões serão tomadas por meio de pesquisas e diálogos visando a melhor estratégia política.
“Nós vamos pensar qual é a estratégia, fazer pesquisa. Mas olha, em Conquista nossa agenda política vai ser essa. E se o movimento nosso reforçar e reafirmar o nome de Waldenor, será um prazer para nós trabalharmos, mas a gente precisa dialogar com as forças do nosso campo. Eu vou trabalhar para unificar o nosso campo”, disse Rodrigues.
O governador também revelou que vê com alegria as pesquisas que apontam Lúcia Rocha na preferência do eleitor de Vitória da Conquista. Para ele, todas as conquistas dos partidos que integram a sua base são motivos de celebração. E adiantou, que a decisão do grupo na cidade será respeitada e apoiará caso a escolha final seja pelo nome de Lúcia Rocha.
“Eu vejo com alegria. A gente nós estivermos e tiver partidos do meu campo político na frente, eu vou celebrar, vou trabalhar, vou fortalecer. Se aí na frente, o movimento de Conquista entender que esse é o melhor movimento eu afinarei a lista e irei junto”, concluiu Rodrigues.