O mês de janeiro continua registrando alta na taxa geral de ocupação dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento da Covid-19 em Vitória da Conquista. De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), até a tarde desta segunda-feira (24), a ocupação atingiu 79%.
O número já é o maior desde julho do ano passado quando a cidade registrou queda na taxa de ocupação dos leitos de UTI. Mas, desde o final do mês de dezembro, o número de pacientes internados vem aumentando.
No Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), dos 19 leitos de UTI 16 estão ocupados. Ou seja, 84% dos leitos estão ocupados. Já no Hospital de Clínicas de Conquista (HCC), dos 20 leitos de UTI, 15 estão ocupados, o que representa uma taxa de ocupação de 75%.
Outro dado que também chama a atenção é o número de pacientes internados nos leitos de UTI que foram entubados. Dos 31 pacientes internados, nos dois hospitais, 13 estão fazendo uso de ventilação mecânica (VM), o que representa 41,9%. No HGVC, são 5 pacientes fazendo uso de VM e no HCC são 8.
A taxa geral dos leitos clínicos também segue aumentando. Segundo a Sesab, no HGVC todos os 18 leitos estão ocupados, ou seja, o hospital atingiu 100% de ocupação. Já o HCC, dos 10 leitos 4 estão ocupados. A taxa geral de ocupação dos leitos clínicos é de 68%.
Atualmente, Vitória da Conquista dispõe de 78 leitos ativos para o tratamento da Covid-19. Desse total, 58 estão ocupados e a taxa geral de ocupação é de 74%, ainda de acordo com informações da Sesab.
Em relação ao número de óbitos, até o domingo (23), no mês de janeiro Vitória da Conquista registrou 13 mortes em decorrência da Covid-19. Ao todo, já são 645 vítimas.