Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

SINSERV atua para que servidores sejam mantidos nos cargos de guardas municipais em Vitória da Conquista

Random image

O processo de inconstitucionalidade contra a criação da Guarda Municipal de Vitória da Conquista, movida pelo Ministério Público (MP), ainda continua sendo analisada pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). 

Após análise da ação,  movida pelo vereador Chico Estrella (PTC), logo no início do seu mandato em 2021, o MP compreendeu que a Guarda Municipal está atuando ilegalmente, uma vez que a forma como foi realizada a implantação, reaproveitando servidores municipais do cargo de agente patrimonial, fere a Súmula Vinculante nº43 do Supremo Tribunal Federal.  A Câmara de Vereadores foi notificada e é ré no processo. A Prefeitura de Vitória da Conquista também foi notificada

Para defender os interesses dos servidores que atuam na Guarda Municipal desde 2 de julho de 2021, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Vitória da Conquista  (SINSERV) está acompanhando o caso. Em entrevista ao Blog do Sena, nesta sexta-feira (25),  o advogado Lucas Nunes, declarou que o SINSERV está atuando para que os servidores sejam garantidos nos cargos de guardas municipais. 

O SINSERV, como legítimo representante dos guardas municipais, como legítimo representante da categoria, vai intervir no processo na condição de amicus curiae, defendendo a continuidade dos profissionais no cargo de guarda municipal, defendendo a constitucionalidade da lei”, contou Nunes. 

O advogado ainda declarou que a situação será resolvida judicialmente. Para ele, a constitucionalidade da Lei que cria a Guarda Municipal será reconhecida. “Nós acreditamos que a situação da guarda será resolvida judicialmente, será reconhecida a constitucionalidade do Projeto de Lei de criação da guarda com a manutenção dos agentes de segurança patrimonial e agentes de segurança coletiva no cargo de guardas municipais. Nós temos a convicção de que teremos êxito na ação”, explicou Nunes. 

Uma assembleia com a categoria e o SINSERV será realizada no dia 10 de março, na Câmara de Vereadores para discutir a situação.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também