Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Prefeitura de Conquista ainda vai avaliar sobre uso obrigatório de máscara

Random image

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fará um levantamento dos índices da Covid-19 em Vitória da Conquista com os dados colhidos até esta quarta-feira (30), último dia de novembro, e deve informar a posição do Município quanto à obrigatoriedade do uso de máscaras.

Na segunda-feira (28), o Governo do Estado a publicação de um decreto que determina as circunstâncias nas quais estará restabelecida a obrigatoriedade do uso de máscaras. A medida, autorizada pelo governador Rui Costa, será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), na edição desta terça-feira (29), quando entra em vigor em todo o território baiano. De acordo com o governo, o objetivo é conter a disseminação do coronavírus após o aumento dos casos de Covid-19.

Em Vitória da Conquista, o boletim epidemiológico da Covid-19 passou a ser divulgado mensalmente e não mais diariamente como era realizado desde o inicio da pandemia, em março de 2020. O mais atual foi divulgado no dia 23 de novembro. No munícipio, as escolas estaduais e algumas escolas particulares já estão cumprindo o decreto estadual. Além disso, a Câmara de Vereadores também decretou uso obrigatório de máscaras.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no foram registrados período de 22 de outubro a 22 de novembro de 2022, 186 casos foram registrados. Desse total, 25 pessoas ainda estavam em recuperação.
Em relação a taxa de ocupação dos leitos, informou apenas que dois pacientes foram internados no mês de outubro e três pacientes foram internados no mês de novembro.

Já de acordo com boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), divulgado nesta terça-feira (29), Vitória da Conquista possui 46 casos ativos. Salvador lidera com 1.984 casos ativos, Camaçari com 322, Itabuna com 220 e Feira de Santana com 170.

O número de ocupação de leitos agora não fica muito claro no site da Sesab. Informa que a cidade possui 5 leitos ativos, mas não especifica quantos clínicos e leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Apesar de não ter definido ainda, a secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira, chama a atenção para a necessidade da vacinação, que é o meio mais eficaz de prevenir a contaminação e evitar o agravamento em caso positivo da Covid-19.

“É muito importante que a população esteja com a vacinação contra a Covid-19 em dia, principalmente com as doses de reforço, para evitar complicações graves da doença. Além disso, as recomendações de cuidado e prevenção ainda são as mesmas. Quem estiver apresentando sintomas gripais, deve fazer o isolamento e a notificação para testagem”, reforçou a secretária.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também