Localizada na Urbis 1, no bairro Candeias (um dos mais tradicionais e antigos bairro do município), a praça Gesner Chagas foi inaugurada em 1989 na gestão do então prefeito, Murilo Mármore, que homenageou o ex-vereador da cidade com o nome da praça.
Um importante equipamento da população conquistense, que conta ao seu redor com bares, supermercado, escola municipal (Mário Batista), clínica de fisioterapia, posto policial, loja de informática e salão de beleza (que tem como cliente ilustre a prefeita Sheila Lemos) encontra-se em total abandono, com mato alto, lixo, entulho, fiação exposta, torres de iluminação danificadas, passeios danificados, árvores da com galhos enormes, sem poda e constantemente com queda de galhos, além de falta de faixa de passagem elevada de pedestre para escola.
Na Praça Gesner Chagas existe uma quadra poliesportiva, também inaugurada em 1989 (bastante utilizada pelos moradores, pelos alunos dos colégios Mário Batista e Carlos Santana), que está em situação de completo abandono. O mato tomou conta da quadra, alambrados enferrujados, refletores totalmente quebrados, com enxame de maribondos e fiação exposta, colocando em risco os usuários da quadra, além de muito lixo e até pneus abandonados. Além disso, o piso da quadra é de asfalto e apresenta várias rachaduras, além de não ser mais recomendado à prática esportiva em pisos de asfalto. A última única reforma da quadra ocorreu em 2004, através de uma emenda parlamentar da Deputada Federal, Alice Portugal.
Desde sua inauguração, a praça Gesner Chagas nunca sofreu uma intervenção ou reforma pelo poder público municipal. São vários anos de total abandono pela prefeitura municipal.No primeiro ano da gestão Herzem Gusmão (2017), a associação de moradores esteve reunida com o prefeito para levar as demandas do bairro à gestão municipal, porém sem êxito. Do mesmo modo ocorreu com a gestão Sheila Lemos, que em março de 2022 recebeu a associação, fato este até divulgado nas redes sócias da prefeitura e comentado pela prefeita:
“Governo Municipal recebe Associação de Moradores da Urbis 1”
“É um prazer enorme quando a gente recebe a comunidade aqui no gabinete, para que a gente entenda como as pessoas estão percebendo o governo. É uma oportunidade para discutirmos as demandas da cidade e avaliarmos as possíveis soluções. E é bom também para que as pessoas entendam que, quando o poder público não faz, não é porque não quer, às vezes não tem condição, não tem braço pra alcançar todo os lugares”, explicou a prefeita.
O único braço forte da prefeitura de Vitória da Conquista que todo ano alcança os moradores da Urbis 1, e está presente em todos os lugares é o braço utilizado para entrega dos carnês de IPTU. Este sempre alcançou os moradores, sobretudo, nos últimos anos, em que ocorreram constantes aumentos no valor do IPTU, com um acumulado de mais de 400%, nos últimos 7 anos, e com a criação da Taxa de Lixo, onerando à população, que não vê nenhum retorno do poder público municipal.
Por: Alexandre Rogério, contador, morador e ex presidente da associação de moradores da Urbis 1.
Confira mais imagens em nossa galeria: