Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Patrimônio cultural de Vitória da Conquista, Cine Madrigal continua esquecido e abandonado

Random image
Foto: Blog do Sena

Quem é nascido e criado em Vitória da Conquista conhece de perto a história do Cine Madrigal. Quem não teve a oportunidade de frequentar o espaço, com certeza já ouviu falar. Mas, o imóvel que abrigou a história do cinema da terceira maior cidade da Bahia continua fechado, esquecido e abandonado

Inaugurado em grande estilo na noite de 22 de maio de 1968, com a exibição do filme “A noite dos generais”, o Cine Madrigal teve longa trajetória, até ser fechado definitivamente, em 30 de julho de 2007. Os 39 anos de atuação, no entanto, foram suficientes para marcar gerações e sua história permanecer viva após seu fechamento.

O imóvel que abrigou o Cine Madrigal foi adquirido pela Prefeitura em 2014, ainda na gestão de Guilherme Menezes (PT). Em 2016, o então prefeito chegou a autorizar o início das obras de reforma no teto e no forro do prédio onde o antigo Cine Madrigal Funcionava. O valor investido foi de R$ 166 mil, para essa reforma que na época era considerada a primeira etapa do processo de revitalização do imóvel.

Poucos meses depois, Herzem Gusmão (MDB) assumiu a Prefeitura de Vitória da Conquista. Entre suas promessas de campanha, estava a revitalização do espaço. No entanto, o lugar permanece desativado e esquecido pelo Governo Municipal. Em 2017, o então prefeito Herzem chegou a se reunir com o diretor da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Roberto Lima, com a presença da então secretária de Cultura, Tina Rocha, o do chefe de Gabinete, Marcos Ferreira, para buscar alternativas para reativar o Cine Madrigal.

Foto: Blog do Sena

No entanto, a conversa não evoluiu e a revitalização do Cine Madrigal, considerado um dos principais cinemas de rua da história de Vitória da Conquista, não aconteceu. Agora no segundo mandato, o governo Herzem ainda não sinalizou alternativas para que a revitalização do espaço aconteça.

Na última segunda-feira (15), em entrevista a uma rádio da cidade, a prefeita em exercício, Sheila Lemos (DEM), falou sobre diversos temas relacionados a Vitória da Conquista. Ela chegou a comentar que durante sua ida à Brasília, se se reuniu com o Secretário Especial de Cultura, Mário Frias, para tratar de recurso para reforma de patrimônios históricos-culturais, como o Cine Madrigal.

Segundo a gestora,  durante a reunião, foi tratado sobre o processo de tombamento por parte do município dos prédios como Casa Glauber Rocha, o Solar dos Fonsecas e o Cine Madrigal. Ela afirmou que o executivo municipal pretende dar uma destinação cultural e educativa para esses espaços, mas não confirmou quando serão iniciadas as obras de revitalização  desses espaços e se já existe um valor para o investimento.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também