O governador da Bahia, Rui Costa (PT) esteve na manhã desta quinta-feira (5) na cidade de Caetanos, região sudoeste. O gestor entregou diversas obras e também anunciou novos investimentos para o município.
Um dos assuntos questionados ao governador foi sobre o episódio em que o secretário de Saúde do estado, Fábio Vilas-Boas, xingou a chef de cozinha Angeluci Figueiredo, do tradicional restaurante Preta, de “vagabunda”.
O xingamento foi por meio de aplicativo de mensagem, depois que a chef comunicou a Vilas-Boas que a reserva feita por ele, para o restaurante que fica na Ilha dos Frades, na Baía de Todos-os-Santos, em Salvador, teria que ser cancelada, por causa do tempo chuvoso na capital baiana.
Durante a coletiva de imprensa, o Blog do Sena questinou Rui Costa sobre seu posicionamento a respeito do episódio envolvendo o secretário. No entanto, o gestor foi sucinto e comentou brevemente. Ele disse apenas que o assunto já é “página virada”. “O que tinha que ser feito, foi feito, já disse. Acho que para mim, isso é página virada”, falou Rui Costa.
Após o episódio ganhar repercussão, na última terça (3), Fábio enviou uma carta com pedido de exoneração do cargo e a solicitação foi aceita pelo governador Rui Costa. Na carta, o médico agradeceu a confiança do governador e também desculpou-se por episódios recentes envolvendo a empresária.
Fábio Vilas-Boas tem 54 anos e é graduado em medicina pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Residente e Doutorado em Cardiologia pelo InCor e pela Faculdade de Medicina da USP, além de Fellow do American College of Cardiology. Ele estava à frente da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) desde 1º de janeiro de 2015.
Após a exoneração, o governo informou que o substituto de Fábio Vilas-Boas será anunciado nos próximos dias, mas que, interinamente, a Sesab será conduzida pela subsecretária Tereza Paim.