Francisco Clidenor (Cidadania), prefeito de Lago Verde, município situado no interior do Maranhão, baixou um decreto que fixa os preços da carne nos açougues de toda a cidade. Segundo a decisão, o quilo da carne com e sem osso não pode passar de R$ 12 e R$ 15, respectivamente.
Aragão disse ainda ao Estado que “Nós sempre temos reuniões para definir a questão do preço, mas por meio de reunião, nunca de decreto “. O secretário, que afirma estar fora do município por problemas de saúde, disse ter se espantado com a decisão do prefeito, que não teria passado por seu aval. “Eu falei que ele (prefeito) não poderia ter feito isso por decreto”, afirmou.
O secretário disse ainda que deve se reunir com o prefeito para pedir a revogação da medida, que, segundo ele, repercute em todo o Maranhão e não está sendo seguida no município. Apesar de o decreto já ter sido publicado, a prefeitura não tem o poder para mandar fiscais aos açougues para verificar se o preço tabelado está sendo seguido.
Aragão explicou ao Estado que conversou com os donos de açougue para entender a alta do preço da carne e que as razões diferem do restante do País. Segundo ele, “não está tendo boi. Os criadores não vendem a carne. E quando vendem, é com um preço alto”. Esse efeito, consequentemente, chega aos açougues e ao consumidor final.