A Cidade Verde confirmou ao que fará demissão em massa de rodoviários até o final do mês. Mais de 300 funcionários devem perder o emprego. A empresa informou que a motivação das demissões é a descontinuidade das linhas do Lote 1, abandonadas pela Viação Vitória e absorvidas pela Cidade Verde em caráter emergencial.
A ineficiência no combate ao transporte clandestino inviabilizou economicamente a atuação do transporte regulamentado, principalmente no Lote emergencial, argumenta a Cidade Verde. De acordo com relatório oficial da Prefeitura feito há mais de um ano, mais de 400 vans realizam transporte irregular na cidade. Hoje esse número passa dos 600 veículos clandestinos.
Em 3 de abril, a Cidade Verde enviou ao prefeito e a Secretaria de Mobilidade um ofício informando que iria deixar de operar o Lote 1 em 31 de maio. Antes disso, a Cidade Verde entregaria cinco linhas, que hoje são atendidas por ônibus da Novo Horizonte, pelo valor mensal de R$ 810 mil.
O prefeito teria dito para outros meios de comunicação que há várias empresas que desejam operar no lote emergencial. Porém, pela complexidade da transição não basta ter empresas interessadas em vir para Conquista. É necessário correr contra o tempo e evitar que o caos no transporte não venha parar toda a cidade, como ocorreu em 2018.
Começou com o surto de uma doença misteriosa em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). As pessoas tinham a pele cheia de marcas vermelhas, sentiam coceira, febre, dores nos olhos e articulações. Era março de 2015 quando o infectologista Antônio Bandeira, que trabalhava na cidade, entrou em contato com um amigo – o virologista Gúbio Soares, professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Queria ajuda para descobrir o que acontecia ali. Enquanto as pessoas levantavam hipóteses como a contaminação da água, o professor Gúbio e a também professora e pesquisadora Silvia Sardi analisavam amostras. Um mês de análises depois, chegavam ao resultado: a dupla descobriu o vírus da zika no Brasil, colocando a Ufba nas principais manchetes do país.
“O (então) ministro (Arthur) Chioro confirmou que era isso e que nosso trabalho era algo sério, importante para o país e para a humanidade. A partir daí, publicamos vários trabalhos e a coisa ganhou corpo no Brasil e no mundo inteiro a partir da nossa descoberta”, explica Soares, coordenador do Laboratório de Virologia do Instituto de Ciências da Saúde da instituição.
De lá para cá, mais pesquisas sobre a zika – e outras arboviroses – foram desenvolvidas. Do mesmo laboratório, por exemplo, saíram descobertas como o vírus da chikungunya no sêmen humano e no leite materno. Mas a questão é que a Ufba não se resume a isso. Com 72 anos – além dos 211 da Faculdade de Medicina, a mais antiga do Brasil – a instituição se destaca em dezenas de outras áreas.
Produtividade Na semana em que o Ministério da Educação (MEC) confirmou o bloqueio de 30% dos recursos repassados ao funcionamento de custeio – que inclui as contas de água, luz, telefone, limpeza e segurança –, a Ufba voltou ao noticiário nacional.
Na terça-feira (30), o ministro Abraham Weintraub, titular do MEC, chegou a afirmar, em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, que a Ufba, assim como a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), teriam verbas reduzidas por promoverem “balbúrdia” e terem baixo desempenho acadêmico. Depois da repercussão, o MEC voltou atrás e anunciou que todas as instituições federais de ensino sofreriam bloqueio.
O alegado baixo desempenho acadêmico foi um dos alvos de protesto. Um dos principais rankings internacionais, o Times Higher Education, colocou a instituição como uma das 10 melhores do Brasil – 15 universidades brasileiras ficaram entre as mil melhores do planeta. Na classificação das melhores da América Latina, a Ufba passou da 71ª para a 30ª posição, de 2017 para 2018.
Da mesma forma, a Ufba passou de 15º lugar para 14º, entre 2017 e 2018, no Ranking Universitário Folha (RUF), o principal do Brasil. Em entrevista ao CORREIO, esta semana, a coordenadora do RUF desde a primeira edição, Sabine Righetti, explicou que entre 2008 e 2017, a Ufba aumentou sua produção científica em 102%, na base de periódicos Web of Science. No mesmo período, a média nacional foi de 65%.
De fato, hoje, a Ufba conta com 19 pesquisadores com produtividade 1A, de acordo com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O órgão divide os pesquisadores bolsistas em dois níveis (1 e 2). No nível 1 há uma gradação em letras (A, B, C e D) – os 1A são considerados os maiores pesquisadores do país.
O CORREIO preparou uma lista com 10 iniciativas – entre pesquisa e extensão – de excelência na Ufba. Para chegar aos 10, pedimos indicações a diretores de faculdades e institutos, além da própria Reitoria. O resultado é uma lista que inclui trabalhos nas áreas de Saúde, Biológicas, Artes e Humanas. Mesmo com a variedade de áreas, muita coisa ficou de fora. Conheça parte da ‘balbúrdia acadêmica’ na mais importante universidade da Bahia.
1. Zika, dengue, chikungunya e outras arboviroses A descoberta do vírus da zika por pesquisadores do Laboratório de Virologia da Ufba, em 2015, é destacado por especialistas e veículos de comunicação até hoje, mas, de lá para cá, a instituição esteve à frente de pesquisas importantes com desdobramentos sobre a doença.
Na época, aos pesquisadores Gúbio Soares e Sílvia Pardi suspeitavam que era algo transmitido por um inseto. Testaram pouco mais de dez vírus para o diagnóstico até chegar a vez da zika. De fato, o trabalho dos dois colocou o laboratório de virologia em um nível internacional – capaz de competir com universidades estadunidenses, inglesas ou alemãs.
Mas não parou por aí. Os pesquisadores encontraram o vírus da chikungunya no sêmen de um homem adulto, em amostras recolhidas ao longo de um mês, e no leite materno de uma mãe que tinha tido a doença.
“A mãe estava aflita, o pediatra estava preocupado, mas, em momento algum a criança adoeceu”, lembra Soares.
Atualmente, o grupo tem estudado meningites virais causadas pelo zika vírus. De 260 amostras coletadas no Hospital Couto Maia, 16% tiveram resultados positivos para o vírus. “Isso é muito importante, porque estamos mostrando que o zika vírus também pode causar meningite”.
O laboratório ainda foi responsável por encontrar o vírus da febre oropouche, que ainda não tinha sido descoberto na Bahia. Pouco conhecido no Brasil, o vírus é transmitido pelo mosquito Culicoides paraenses, conhecido popularmente como ‘maruim’ e provoca febre, mal-estar e dor de cabeça. Para o professor Gúbio Soares, a situação de restrição orçamentária na Ufba assusta. “A gente não vai poder trabalhar. A gente vai ficar sentado na porta do instituto, sem poder fazer nada”, lamenta.
Este ano, pesquisadores do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) chegaram a outra importante descoberta: a de que pessoas que tiveram dengue e adquiriram imunidade têm menos risco de contrair o zika vírus. O estudo foi publicado na revista Science, uma das mais prestigiadas publicações acadêmicas do mundo, em fevereiro. Além do ISC/Ufba, a pesquisa contou com a participação da Fiocruz Bahia e da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.
Os pesquisadores acompanharam 1.453 moradores do bairro de Pau da Lima, em Salvador, entre março e outubro de 2015 e perceberam que 73% das pessoas contraiu o vírus da zika no período de surto da doença. No entanto, o estudo revelou que apenas um terço dessas pessoas manifestou sintomas – e eles foram leves.
“Observamos que as pessoas que tinham tido infecção por dengue, ou, mais especificamente, tinham anticorpos contra dengue, estavam mais protegidas. Esse foi nosso primeiro achado”, afirmou, ao CORREIO, na época, o coordenador da pesquisa na Bahia, Federico Costa, professor do ISC.
2. Geoquímica do petróleo no Recôncavo baiano O petróleo começou a ser explorado na Bahia justamente no bairro do Lobato. Aos poucos, o estado despontou como pioneiro na produção de petróleo – o que fortaleceu a indústria, atraiu investimento e gerou empregos. Mas, nas últimas décadas, a produção nos poços – em especial, no Recôncavo baiano – só tem decaído. É bem nesse contexto que têm se fortalecido as pesquisas na área na Ufba.
Através do Instituto de Geociências, a universidade começou a desenvolver pesquisas sobre petróleo há mais de 50 anos – tornou-se referência no país. No caso da Geoquímica do petróleo, os estudos datam de 20 anos, através do Centro de Excelência em Geoquímica do Petróleo, o chamado Projeto Geoqpetrol.
No projeto, foram criadas metodologias que permitem inovar desde a fase de exploração do petróleo – envolvendo procedimentos de monitoramento, geração de bioprodutos e remediação de áreas afetadas por acidentes.
“Muitas pesquisas ainda estão em andamento, mas muitas das nossas conclusões parciais demonstram o potencial ainda existente da produção de petróleo no Recôncavo baiano e em outras bacias brasileiras”, adianta a professora e pesquisadora Olívia Oliveira, diretora do Instituto de Geociências e coordenadora do Geoqpetrol.
O grupo tem desde ferramentas para o entendimento de áreas com riscos ecotoxicológicos de acidentes do petróleo até biotecnologias patenteadas para remediar o impacto desse setor produtivo em áreas costeiras. “Atualmente também temos nos dedicado ao entendimento de bacias sedimentares brasileiras, através da modelagem geoquímica e prospecção de microrganismos e enzimas que atuam na degradação de hidrocarbonetos”, explica a professora.
Com os resultados, o grupo espera, também, ajudar a retomada do petróleo do Recôncavo, através de novas tecnologias na produção dos chamados campos maduros – os que estão em estágio avançado na exploração – além de novas áreas.
“Esses avanços tecnológicos certamente fortalecerão a retomada do setor petrolífero na Bahia, refletindo na atração de investidores e geração de empregos para os baianos”, completa Olívia.
3. Leptospirose no Subúrbio Ferroviário O grupo de pesquisadores do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) sabia de uma coisa: anualmente, explodem casos de leptospirose em Salvador – sempre em bairros periféricos. “Isso não é uma coincidência”, aponta o pesquisador Ricardo Lustosa, um dos responsáveis pelo estudo que busca entender o risco da leptospirose em bairros populares em Salvador.
Através da análise da soroprevalência nessas comunidades, eles perceberam que a doença era comum em locais onde a infraestrutura, o saneamento básico e as oportunidades são menores do que no restante da cidade. De 2017 para cá, quando o trabalho teve início, o grupo passou por quatro bairros do Subúrbio Ferroviário: Alto do Cabrito, Marechal Rondon, Nova Constituinte e Rio Sena.
“Verificamos as diversas dimensões que estão associadas à doença. Um dos pontos fortes é a questão da desigualdade, inclusive intrabairro. No próprio bairro, existem áreas mais vulneráveis que outras”, explica Lustosa.
Famílias com renda menor do que um salário mínimo têm mais probabilidade de serem infectadas. Por isso, eles concluíram que, para que exista mudança, é preciso haver envolvimento da comunidade. Daí, criaram o projeto Jovens Inovadores, que conta com a participação de jovens moradores dos bairros. Eles atuam com registro de fotografias e com a coleta de informações no local.
São desenvolvidos aplicativos geográficos em que esses jovens indicam os locais de maior vulnerabilidade e sugerem intervenções. “Um dos resultados mais importantes que tivemos é que os locais que eles indicam como de risco à saúde sobrepõem às nossas áreas de maior concentração da população soroprevalente para leptospirose. Ou seja: eles conseguem indicar as áreas de risco” .
O projeto é realizado em parceria com a Escola Politécnica e com o Instituto de Humanidades, Artes e Cultura (Ihac). Ao todo, mais de 30 pesquisadores – entre estudantes e professores – participam. Integrantes do grupo estão presentes, inclusive, em reuniões com um grupo de trabalho com secretarias de saúde locais. A ideia é, nesse grupo de trabalho, traçar estratégias para enfrentar a doença.
“Esse projeto, além de promover o desenvolvimento dos estudantes, contribui para a formação dessas pessoas como cientistas e promove uma interação com a comunidade. É uma pesquisa que tem um efeito direto na comunidade”.
4. Nanopartículas de ouro integradas a fungos À primeira vista, a pesquisa desenvolvida no Laboratório de Biotecnologia e Química de Micro-organismos, do Instituto de Química, parece ser complicada até de entender. Em resumo, o grupo trabalha com a síntese de nanomateriais para a integração na estrutura de micro-organismos – no caso, fungos.
“Basicamente, crescemos algumas espécies de fungos e depositamos diferentes materiais na parede celular e isso confere particularidades diferentes para o micro-organismo. Se a gente deposita nanopartículas metálicas, eles passam a apresentar condução metálica”, explica o professor Marcos Malta, um dos coordenadores do laboratório.
Através disso, as características biológicas e químicas desses fungos são alteradas e eles passam a ter uma aplicação tecnológica – diferente, inclusive, da especialização original. A depender do material depositado na parede celular – pode ser até ouro – as propriedades mudam radicalmente. Se forem depositadas nanopartículas metálicas, por exemplo, em um micro-organismo com estrutura tubular, o fungo pode apresentar uma condução metálica da mesma forma que um fio.
No caso específico do ouro, os pesquisadores podem depositar nanopartículas de ouro nos fungos. Em seguida, a célula fúngica (que é o componente biológico) é eliminada pelo processo chamado calcinação, que é uma reação química de decomposição térmica. Assim, o ouro depositado retém a morfologia dos fungos e pode ser usado como eletrodos de alta área superficial.
“É um método muito simples para produzir microtubos de ouro, que, individualmente, são invisíveis a olho nu. Esses eletrodos são importantes para o desenvolvimento de sensores eletroquímicos”, explica o professor Marcos.
“Se a gente decora esses micro-organismos com materiais usados em catálise, eles podem ser utilizados para promover reações catalísticas”.
Os cortes no orçamento o preocupam. O básico, para que um laboratório funcione, é justamente ter energia elétrica, água e internet. Além disso, os recursos para a compra de insumos químicos e equipamentos já eram escassos. “Especificamente, nosso laboratório funciona com recursos de um projeto que se encerrou em 2015. Quando os insumos químicos acabarem, a nossa pesquisa, infelizmente, vai parar”, lamenta.
Um dos diferenciais do trabalho deles é que os micro-organismos foram retirados de áreas de restinga da Lagoa do Abaeté, que vem sofrendo um processo de destruição, nos últimos anos, devido à expansão da cidade. “Em Salvador, a região de restinga é pouco estudada. E (no geral), poucos grupos de pesquisa trabalham com micro-organismos, química de materiais e biotecnologia. É uma área nova, que poucas pessoas trabalham e que exige diferentes áreas de conhecimento”.
5. Resgate de comunidades pela arte Depois de trabalhar com comunidades de mulheres na Baía de Todos os Santos, no Recôncavo e na África, a artista Viga Gordilho, professora e pesquisadora da Escola de Belas Artes, ganhou uma bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para passar os próximos seis meses em Portugal, pesquisando plantas consideradas sagradas – como a arruda.
Ainda que tenha sido uma planta originária do Mediterrâneo, a arruda foi adotada pelos africanos como um talismã. Mas, ao mesmo tempo em que é associada à sorte, quando o chá é preparado em excesso, pode ter propriedades abortivas.
“Ela tem dois contrastes. Dou um banho de ouro, prata e cobre e transformo em algo precioso da nossa cultura, como se fosse uma joia, para as pessoas se atentarem a essa descolonização. Por que os negros adotaram essa planta, se não era nossa, não vem da África, mas do Mediterrâneo? São muitas sutilezas, memórias invisíveis que tento revelar”, explica.
Na Ilha de Itaparica, uniu a pesquisa com o resgate da comunidade. Com um grupo de mulheres, costurava travesseiros que eram enchidos com flores de pitanga. Através dos bordados dos travesseiros, as mulheres respondiam perguntas sobre os lugares onde viviam.
Senhora de 67 anos estava na porta de casa quando foi atropelada; ela foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos
Uma mulher, de 67 anos, que não teve nome divulgado, morreu na manhã deste domingo (5), após ser atropelada por uma viatura da Polícia Militar (PM-BA). O fato aconteceu no município de Iaçu, no interior da Bahia.
Segundo testemunhas, a senhora estava na porta de casa quando foi atingida pela guarnição. De acordo com informações da PM, a guarnição faz parte do 11º Batalhão da Polícia Militar (11º BPM). Ao adentrar na Rua Cruzeiro do Sul do município a viatura “foi surpreendida com a presença da uma senhora”.
“Na tentativa de desviar para evitar o acidente, a motorista perdeu o controle do veículo no pavimento arenoso e atingiu a vítima, danificando ainda uma motocicleta, que estava estacionada no local, e a fachada de uma residência”, disse a PM-BA, em nota.
Ainda de acordo com informações da polícia, a guarnição prestou socorro à idosa para o Hospital Municipal de Iaçu, mas a vítima não resistiu aos ferimentos. A motorista da viatura também necessitou de atendimento médico e foi encaminhada para o Hospital. Não há informações sobre seu estado de saúde.
A polícia informou ainda que o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e realizou as perícias. A ocorrência foi registrada na delegacia de Itaberaba. Os procedimentos apuratórios serão adotados pelo comando do 11º BPM.
Nove partidas partidas foram realizadas neste final de semana pela fase de grupos da Copa Patagônia de Futebol Society
Confira os resultados do final de semana
Versátil 5 x 1 Porto Alegre Os Polêmicos 1 x 2 Real Conveima Galácticos 1 x O Orfanato Apoio 1 x O Ponte Preta Nova Juventude 1 x 0 La Fúria Periquito 2 x 2 Os Anjos C1 2 x 2 Caldeirão Bregadeira 2 x 1 Sem Compromisso Bahia 2 x 2 Atecubanos
Confira os primeiros classificados para as oitavas de final
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 começam nesta segunda-feira (6), às 10h (no horário de Brasília), e podem ser feitas até o dia 17, exclusivamente pela internet, por meio da Página do Participante. As provas estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro (dois domingos consecutivos). As informações são da Agência Brasil.
A taxa de inscrição custa R$ 85 e deve ser paga até o dia 23 de maio, de acordo com o cronograma do exame. O participante terá até o dia 17 de maio para atualizar dados de contato, escolher outro município de provas, mudar a opção de língua estrangeira e alterar atendimento especializado e/ou específico. Depois dessa data, nenhuma informação poderá ser alterada.
O candidato que precisar de atendimento especializado e específico deve fazer a solicitação durante a inscrição. O prazo para pedidos de atendimento por nome social vai de 20 a 24 de maio. Quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir ainda este ano pode utilizar as notas no Enem, por exemplo, em programas de acesso à educação superior, de bolsas de estudo ou de financiamento estudantil.
A prova também pode ser feita pelos chamados treineiros – estudantes que vão concluir o ensino médio depois de 2019. Neste caso, os resultados servem somente para autoavaliação, sem possibilidade de concorrer efetivamente às vagas na educação superior ou para bolsas de estudo. Esses participantes devem declarar ter ciência disso já no ato da inscrição.
ISENÇÃO Mesmo quem solicitou a isenção da taxa precisa se inscrever. Estudantes que entraram com recurso relacionado ao pedido de isenção já podem verificar o resultado. As informações foram divulgadas na quinta-feira (2) no Sistema Enem. É necessário fazer login para acessar o resultado.
Um traficante conhecido como “Pão” e mais três comparsas, que ainda não foram identificados, foram mortos em troca de tiros com a polícia, na manhã deste domingo (5), na cidade de Inhambupe, localizada no Nordeste baiano. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Pão era também homicida e assaltante e responsável por liderar uma quadrilha que atuava no município onde ele foi morto.
Segundo informações da SSP, equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Litoral Norte faziam rondas no bairro Novo Inhambupe quando receberam uma denúncia de que havia quatro homens armados. O quarteto foi localizado e cercado. “Dentro de um imóvel, Pão e três comparsas, ainda não identificados, atiraram. Após confronto, o quarteto foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos”, informou a SSP, em nota.
Na casa foram apreendidos duas pistolas calibre 380, dois revólveres calibre 38, carregadores, munições e um colete balístico. O material foi apresentado na Central de Flagrantes de Alagoinhas.
“Atuamos com o objetivo de fazer as prisões, mas Pão e comparsas optaram por agredir os nossos policiais atirando. A resposta será sempre dura e dentro da lei, nestes casos”, disse o comandante da Cipe Litoral Norte, tenente-coronel Ricardo Mattos.
A miss Ilhéus 2018, Gabriela Viegas, foi econtrada morta neste sábado (3). Ela estudava Medicina pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e estava noiva do consultor fitness Lucas Ferrara.
“Gabriela Viegas acaba de perder a batalha contra a depressão. Meus sinceros sentimentos aos amigos, família e a todos os amantes do mundo miss que sofrem ao descobrir da pior maneira que suas deusas não estão imunes a esta triste doença. Descanse em paz”, afirmou missólogo Ricardo Mello.
Gabriela era ativa nas redes sociais, e a última foto que ela postou foi em uma praia, há seis dias. O coach de misses Maycom Soares lamentou a morte da amiga, que sofria depressão. “Hoje eu perdi a amiga mais querida que eu tinha, que mais se preocupava comigo. Ela me amava do jeito que sou, não me julgava, só me amava. Qualquer dorzinha que eu tinha, ligava para ela. Ela sempre me ajudava. Ela foi a miss mais miss que eu tive. Mais grata, mais humana, mais solidária. O que farei da minha vida sem os conselhos dela, sem o amor dela?”
O velório de Gabriela será realizado neste domingo (5), a partir das 16h, na funerária SAF, no bairro de Conquista, em Ilhéus, e será aberto ao público. O sepultamento na segunda-feira (6).
Parece impossível curar a mágoa que o prefeito Herzem Gusmão tem da Cidade Verde, que atualmente opera os dois lotes do transporte coletivo de Vitória da Conquista, um deles emergencialmente, depois da saída da Viação Vitória, em agosto do ano passado. Para Herzem, a empresa foi desrespeitosa com a cidade, ao deixar de atender cinco linhas (desde o dia 13 de abril), o que obrigou o Município a contratar a Novo Horizonte para prestar o serviço, a um custo de R$ 810 mil por mês, valor que o prefeito promete cobrar na justiça, com o argumento de que a Cidade Verde quebrou o contrato unilateralmente.
Mas, Herzem não promete apenas entrar com a ação de ressarcimento do pagamento a ser feito à Novo Horizonte, cujo valor ainda é desconhecido porque não há previsão de quando a prefeitura poderá abrir mão dos serviços da empresa. Em entrevista dada a este BLOG e ao Blog do Anderson, o prefeito de Vitória da Conquista afirma que fará uma auditoria na Cidade Verde, para, segundo ele, provar que a empresa “não está falando a verdade para a população”.
De acordo com Herzem, a Cidade Verde não vem prestando um bom serviço, principalmente no lote emergencial, apenas “um pouco melhor que a Vitória”, apesar de estar tendo lucro. O prefeito disse que “cada carro tem um lucro de mais de R$ 30 mil”, o que, em uma conta rápida, daria mais de R$ 4,5 milhões por ano, considerando que a Cidade Verde tem pouco mais de 150 carros em operação nos dois lotes. Nas palavras do prefeito, esse rendimento poderia até ser maior, pois haveria muitos passageiros e poucos ônibus. “Os técnicos ficaram no terminal [da Lauro de Freitas] impressionados com a quantidade de passageiros que Conquista tem. E não tem ônibus! Conquista tem passageiro e não tem ônibus”, afirmou na entrevista.
Sobre o fim da operação do lote 2, que atende emergencialmente, pela Cidade Verde, previsto para o dia 31 deste mês, Herzem Gusmão disse que a prefeitura está preparada e que já há oito empresas interessadas em operar em Vitória da Conquista, considerada por empresários do setor como atrativa, pela ausência de mototáxis e por ter uma quantidade menor de carros per capita do que cidades como Feira de Santana, por exemplo, que tem a mesma quantidade que Conquista de passageiros no transporte coletivo. O prefeito não colocou as vans na conta.
VEJA A PARTE DA ENTREVISTA REFERENTE AO TRANSPORTE COLETIVO*
LICITAÇÃO PARA O LOTE 1 (QUE A CIDADE VERDE OPERA EMERGENCIALMENTE)
Nós não queremos cometer os mesmos erros do governo passado: a licitação não acabou, [foi] judicializada, o ex-prefeito condenado, a Cidade Verde condenada, e nós não queremos repetir. [Explicando a contratação da empresa catarinense Via 11 para fazer o plano de mobilidade urbana]: O trabalho que nós vamos fazer, o termo de referência, não tem ninguém melhor [para fazer] no Brasil, pode ter igual. Isso para evitar os problemas, a judidicialização, atrasos… Eles sabem o que o Ministério Público exige, os tribunais exigem. Nós estamos muito seguros e faremos a licitação do lote [que era] da Viação Vitória. O lote da Cidade Verde, condenado, ela opera garantida por uma liminar, e o juiz já tinha aberto o prazo para, em seis meses, a gente realizar a licitação, mas eles conseguiram uma liminar, o que foi importante, porque se não, a cidade ficaria sem transporte. E, portanto, nós estamos trabalhando sem improvisar, daí essas assessorias importantes que nós estamos buscando.
SOBRE A DATA LIMITE PARA ENTRADA DE NOVA EMPRESA SE A CIDADE VERDE DEIXAR MESMO O LOTE EMERGENCIAL NO DIA 31 E MAIO
BLOG – A prefeitura está preparada para a hipótese, dada como certa, de a Cidade Verde deixar o lote emergencial no dia 31 de maio, ou vai, mais uma vez, ter que recorrer a um serviço extraordinário, como foi no caso da Novo Horizonte, com esse custo à parte?
HERZEM – Veja só, eu estou confiante. Fui surpreendido pela Cidade Verde. Eu usei uma expressão de que nós carregávamos água no cesto para atender à empresa. Tudo o que a empresa pediu nós atendemos, 100%. Solicitaram aumento de tarifa e nós – que pegamos uma tarifa política, que levou à falência da Vitória – saímos de uma tarifa de R$ 2,80 para R$ 3,30 e depois para R$ 3,80. E eles queriam, sinalizavam a tarifa para mais de R$ 4,00, mas, para que ficasse onde ficou precisou que mandássemos para a Câmara um pedido de isenção do ISSQN e foi dado. Então, tudo o que a empresa pediu: tarifa, isenção e fiscalização das vans, que antes da empresa solicitar é uma obrigação, inclusive, por conta de uma recomendação do MP, [foi atendido]. Durante muito tempo a Polícia Militar não participava, quando a ela chegou presente, para valer, para que nós pudéssemos fazer as blitzes, um desembargador proibiu a apreensão das vans e também o juiz aqui, da Vara da Fazenda Pública. Isso fragilizou. Nós continuamos a fazer essa blitzes, mas elas estão fragilizadas, por força da ausência das apreensões por conta das decisões judiciais.
Quando a empresa mandou a carta, eu diria que ela mandou um aviso para o dia 31, nós teríamos tempo para conversar com a própria empresa, de dialogar com a empresa, mas quando a empresa, de forma unilateral, desrespeitosa (Vitória da Conquista não merece isso, inclusive o presidente da Câmara [de Vereadores], Luciano Gomes fez duras críticas à empresa), suspendeu as linhas sociais, que têm uma incidência enorme de gratuidade, eu tinha duas alternativas: deixar a população sem transporte, estudantes de meia passagem, trabalhadores, pessoas que dependem do ônibus para tratamento de saúde e para outras atividades ficassem sem o transporte, ou a prefeitura bancar o transporte, foi o que nós fizemos. Porque nós não poderíamos praticar nenhuma tarifa no ônibus da Novo Horizonte, que é um ônibus rodoviário e não urbano. Muito bem, fizemos isso.
Mas, nós entendemos que a empresa [Cidade Verde], o que ela fez, é obrigada a pagar. A Prefeitura vai honrar o compromisso, porque foi um acordo firmado entre Prefeitura e Novo Horizonte, e o que pagar nós vamos buscar o ressarcimento. Eu tenho conversado com os nossos advogados e não tem como a empresa se livrar dessa despesa que ela impôs ao Município. Ela abandonou linhas. E você sabe que ao abandonar as linhas menos rentáveis isso significa logo mexer na planilha [de custos do transporte], mas nós não mexemos na planilha porque isso poderia prejudicar uma outra empresa [que esteja chegando].
Nós estamos, agora, buscando uma nova empresa para poder suceder a Cidade Verde. Eu disse que, pelo que ela fez, nós não aceitamos ela operar o lote emergencial, pela forma desrespeitosa e deselegante para com a cidade. O lote que ela opera, não. Foi fruto de uma licitação, em que pese estar judicializada, eles têm uma garantia. Mas, o lote emergencial, nós entendemos que encerramos as relações com a empresa.
EMPRESA TERIA FEITO LOBBY
BLOG – Isso significa que no dia 31 de maio, a prefeitura já terá (ou já tem) a empresa que vai fazer as linhas desse lote emergencial ou isso está tendo alguma dificuldade?
HERZEM – Não [está tendo dificuldade]. São várias empresas interessadas. Interessante que quando nós fizemos um bloqueio [na garagem da Viação Vitória], em função daqueles ônibus que soltavam as rodas e eu estava vendo a hora de acontecer uma tragédia, a Cidade Verde impediu que outras empresas viessem para cá. As próprias empresas disseram. E eu disse para os diretores da Cidade Verde, seu Paulo Bongiovani, para o Roberto, que vieram do Paraná, um veio de São Paulo e outro do Paraná, eu disse: vocês trabalharam, fizeram um lobby para que nenhuma empresa viesse. E naquele momento de dificuldades nós, de forma açodada, eu disse “ruim com eles, pior sem eles”, eles estavam aqui em Conquista, já tinham estrutura aqui e tinha 10 ou 12 ônibus remanescentes da D38, que o governo passado teria tomado e passado para a Cidade Verde, eles já tinham uns veículos aqui, nós entendemos, achamos melhor que ela fizesse [as linhas do lote emergencial].
MERCADO ATRATIVO E LUCRO
HERZEM – Ocorre que a empresa estava operando muito mal, e é uma empresa que tem credibilidade na cidade. Nós temos um estudo, veio um técnico de Salvador e constatou que passageiros ficam 40, 45 minutos [esperando um ônibus]. Outra coisa interessante: Conquista é atrativa. Conquista não dá prejuízo à Cidade Verde, dá lucro. Cada carro aqui tem um lucro de mais de R$ 30 mil. Só que o que eles falam é verdade: a prefeitura não tinha condição de acompanhar. Hoje ela tem. Para você ter uma ideia, Conquista tem a mesma quantidade de passageiros de Feira de Santana. Se você me perguntar porque, você já tem a resposta: 18 mil motáxis tem Feira de Santana. Outra coisa, Feira de Santana tem um veículo para cada três pessoas, Conquista tem um para cinco.
Tem algo que a empresa fala e é verdade e nós vamos checar [a razão]. Eles diz, por exemplo, [e é] estranho: a média nacional de estudantes com meia passagem é de 10 a 20 por cento. Tem cidades que é 10% e tem cidades que é 20%, faz um corte para 15%, embora ainda empiricamente, 15%. A média que ela apresenta em Vitória da Conquista é de 30%. Isso precisa ser checado, isso precisa ser constatado, e nós estamos buscando mecanismos para checar.
AUDITORIA NA CIDADE VERDE
BLOG – Isso tudo se verá nesse estudo que a prefeitura contratou…
HERZEM – Com certeza, com o estudo. E nós vamos fazer uma auditoria na empresa. Vamos fazer uma auditoria na empresa, com uma empresa [de auditoria] conceituada porque o que ele fala é verdade. E nós vamos provar que a Cidade Verde engana a cidade de Vitória da Conquista.
BLOG – Tem previsão dessa auditoria começar? O prefeito está considerando o direito à intervenção que o Município tem?
HERZEM – Nós não temos pressa da auditoria, porque os erros cometidos, ou não, a auditoria vai evidenciar. Você tem como fazer alguns dois, três ou quatro anos retroativos. Nós vamos fazer uma auditoria para que a cidade de Vitória da Conquista venha a ter o conhecimento da verdade. Conquista é uma cidade, os empresários [do transporte coletivo] estão dizendo, atrativa. Os técnicos ficaram no terminal [da Lauro de Freitas] impressionados com a quantidade de passageiros que Conquista tem e não tem ônibus! Conquista tem passageiro e não tem ônibus. A empresa está operando esse lote 2 muito mal. Um pouco melhor do que a Vitória, mas está operando mal. Tem muitas pessoas reclamando que eles reduziram [ônibus] e nós estávamos sem mecanismos de acompanhamento. [A Cidade Verde] é uma empresa, inclusive, que tem tecnologia, eles têm uma gestão profissional e encontraram na prefeitura amadores, mas nós estamos nesse aprendizado, buscando assessorias técnicas de excelência para sair do amadorismo e chegar a sentar à mesa com a Cidade Verde e mostrar a ela que ele não está falando a verdade para a população de Vitória da Conquista.
Um homem identificado como Rodrigo Yure Santos, natural da cidade de Itabuna, no sul da Bahia, morreu na noite do último sábado (04), após trocar tiros com policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe Sudoeste), a antiga Caesg, no município de Anagé,após denúncias anônimas que um indivíduo estava comercializando entorpecentes e ostentando armas em um bairro da cidade, uma guarnição foi até o local para verificar a denúncia. Na residência informada, um elemento de posse de arma de fogo atirou contra a guarnição. De acordo com a polícia, diante da injusta agressão, houve revide, sendo o indivíduo alvejado e socorrido de imediato para o Hospital de Anagé, onde foi atendido pelo médico que constatou o óbito. Na residência, a polícia apreendeu: Um revólver calibre .32, marca Taurus, com cinco cartuchos deflagrados e três cartuchos intactos; Quarenta e quatro pinos de substância semelhante à cocaína; Vinte e seis buchas de substância semelhante à maconha; Vinte e seis pedras de substância semelhante à crack; R$ 391,00 em espécie; Uma balança de precisão; Um canivete; Uma motocicleta Yamaha Factor Preta e Material para acondicionamento de entorpecentes. Todo o material foi recolhido e apresentado no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), em Vitória da Conquista.
Neste sábado, 04 de maio de 2019 por volta das 10h40min, policias militares da guarnição Distrito da companhia 34ª/CIPM, foram informados que, supostamente, havia o corpo de um indivíduo em uma casa no Bairro Alto do São Félix, na cidade de Barra da Estiva, na região da Chapada Diamantina – BA.
De imediato a guarnição se deslocou até o local e encontrou o corpo de Jucimar Sena Silva de 35 anos, conhecido por “Grampão”, a suspeita é de suicídio, o copro estava pendurado por cordas em um dos cômodos da residência.
Segundo informações obtidas pelo site de Vinny Publicidade, Jucimar era funcionário da Prefeitura Municipal de Barra da Estiva. A Polícia Militar está no local aguardando uma equipe do Departamento de Polícia Técnica – DPT para realizar o levantamento cadavérico e encaminhar o corpo ao IML de Brumado/BA.
O Ministério da Economia confirmou ontem (3) que estuda um decreto para regulamentar a exigência de inscrição de motoristas de aplicativos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A Lei 13.640, do ano passado, que regulamentou a profissão, servirá como base para os estudos.
A pasta pretende abrir a possibilidade de que o motorista autônomo se inscreva como microempreendedor individual (MEI), que paga alíquota menor, de 5% do salário mínimo. Nesse caso, ele receberá um benefício menor, limitado a um salário mínimo, desde que contribua por pelo menos 15 anos e tenha idade mínima de 60 anos (mulheres) e 65 anos (homens).
O motorista de aplicativo também pode escolher pagar alíquotas de 20% sobre o faturamento como contribuinte individual. Nesse caso, o profissional autônomo terá direito a um benefício maior que o salário mínimo.
Nas duas situações, o motorista não receberá apenas a aposentadoria, mas terá direito a outros benefícios, como auxílio-doença, licença maternidade (para motoristas mulheres), aposentadoria por invalidez e auxílio-reclusão. Apenas o seguro-desemprego está fora da lista porque o trabalhador contribuirá como autônomo, não como funcionário de uma empresa.
A Petrobras elevará em 3,4%, em média, os preços do gás liquefeito de petróleo de uso residencial, o gás de cozinha – uma média nacional de 26,20 reais o botijão de 13 quilos a partir de domingo, informou a companhia nesta sexta-feira (03). O último reajuste anunciado pela estatal para o gás de cozinha havia sido feito em 5 de fevereiro, exatamente há três meses, quando os preços dos botijões subiram cerca de 1%, sendo comercializados em média a R$ 25,33 para as distribuidoras. A companhia informou que os ajustes no preço do GLP-P13 acontecem trimestralmente para suavizar impactos da volatilidade no mercado externo sobre os valores domésticos. Segundo a Petrobras, o mecanismo de reajuste concilia, de um lado, a necessidade de praticar preços para o GLP referenciados no mercado internacional e, de outro, a resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) que reconhece “como de interesse para a política energética nacional” a comercialização do produto.
Após se chocar com ônibus que transportava o time sub 15 do Bahia para a Copa Nike, em São Paulo, na manhã deste sábado (4), os motoristas ficaram presos às ferragens após o impacto e faleceram. Moradores que ficam às margens da BR 251, próximo a Salinas, Minas Gerais, se aproveitaram da situação para saquear a carga do caminhão.
Em uma filmagem que circula nas redes sociais é possível ver algumas pessoas levando eletrodomésticos da carreta. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanha a situação e a causa do acidente ainda é desconhecida. A ocorrência segue em andamento, e a pista está interditada na altura do km 235.
O estudante do 9º semestre de medicina, Vítor Nascimento Costa, e Maricélia Araújo Vieira Costa, são as vítimas fatais do grave acidente ocorrido na manhã desse sábado, 04, na BR-116, no município de Brejões. Uma garoto, filho da passageira morta, ficou ferido e foi socorrido para o hospital Prado Valadares, em Jequié, segundo informou a Polícia Rodoviária Federal. Não foi informado o estado de saúde dele.
Ainda conforme as informações colhidas por nossa reportagem com a PRF, o carro de passeio conduzido por Vitor, rodou na pista e colidiu com uma carreta. Os dois ocupantes dos bancos dianteiros ficaram presos às ferragens e morreram no local. O motorista da carreta não ficou ferido. Os corpos foram retirados na parte da tarde.
As vítimas retornavam de Salvador, segundo as informações preliminares. O jovem era filho de Joel, gerente da Farmácia Bahia em Ipiaú. A mulher que viajava com Vitor era cunhada do pai dele. Poucos quilômetros desse acidente, uma colisão entre carretas deixou dois mortos e dois gravemente feridos. As causas do acidente não foram esclarecidas. (Giro Ipiaú)
Duas pessoas morreram em um grave acidente por volta das 10h da manhã desse sábado, 04, na BR-116, no município de Brejões. As vítimas estavam em um automóvel com placa de Ipiaú que retornava de Salvador. De acordo com a PRF, o carro de passeio teria rodado na pista e colidido com uma carreta. O condutor, um estudante de medicina, e uma mulher morreram no local.
Uma criança, de idade ainda não divulgada, foi socorrida para o Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié. Conforme as informações preliminares, o menino é filho da passageira morta no acidente
Ainda na mesma região do acidente com os ipiauenses, distante cerca de 14 km, outra colisão entre carretas deixou ao menos dois mortos. A rodovia encontra-se interditada no momento, conforme informações apuradas com a Polícia Rodoviária Federal.
Um acidente envolvendo um ônibus, que transportava os jogadores do time sub-15 do Esporte Clube Bahia, e um caminhão, na BR-251, deixou 24 feridos e duas vítimas fatais na manhã deste sábado (4). O acidente aconteceu próximo a cidade de Santa Cruz de Salinas, em Minas Gerais.
A equipe juvenil do Bahia viajava a São Paulo para disputar a Copa Nike.
A assessoria do Bahia informou em nota que os jogadores passam bem. Alguns integrantes da comissão técnica, porém, sofreram ferimentos e foram encaminhados para atendimento médico.
O motorista do ônibus, Carlos Oliveira Pacheco, não resistiu e morreu na hora.
A outra vítima fatal é o motorista do caminhão, que ficou preso às ferragens após o impacto e morreu no local do acidente.
Os feridos foram levados aos hospitais de Salinas e Taiobeiras.
Os moradores do bairro Jurema entraram em contato com o Blog do Sena para denunciar a situação da rua Japão, no loteamento Leblon. Eles alegam que a via está intransitável, e cobram pavimentação asfáltica.
Os feirantes de Encruzilhadas estão comemorando. Através da articulação do líder político Dr. Pedrinho e do deputado estadual Fabrício Falcão, a Feira Livre recebeu cerca de 50 barracas padronizadas. Pedrinho promete que o benefício também será levado para a Feira da Vila do Café, distrito do município.
Dr. Pedrinho conta que esta era demanda antiga dos feirantes, e que por muito tempo os alimentos ficavam expostos no chão. “A gente se preocupa com a saúde da população. Com as barracas todos ganham. Minha intenção é sempre melhorar a vida de Encruzilhada”, afirmou.
Na oportunidade, ele falou também sobre a intenção de fazer a cobertura completa da Feira. “Precisamos de um mercado coberto para que os feirantes não fiquem ao sol. Mas enquanto não estamos na prefeitura, vamos padronizar a feira”, disse.
Pedrinho foi candidato a prefeito na eleição passada, mas não conseguiu êxito. Mesmo assim, durante os últimos anos continua trabalhando em benefício da população e levando investimento ao município. Para 2020, a sua candidatura tem ganhado mais apoiadores. “Meu nome sempre esteve a disposição de Encruzilha. Se for da vontade de Deus e da população, estaremos na prefeitura para levar mais melhorias a todos”, comentou.
Em reunião realizada nesta sexta-feira (04) na sede da empresa, a diretoria da Viação Cidade Verde informou que não deverá manter o lote emergencial de ônibus que administra desde o ano passado.
Segundo o Jornal Conquista, informações apontam que a empresa vai demitir cerca de 320 funcionários que haviam sido contratados para atuar nas linhas do lote, anteriormente administrado pela Viação Vitória.
Em meados de Abril, a Cidade Verde deixou de operar em 5 linhas do lote emergencial, fazendo com que a Prefeitura de Vitória da Conquista contratasse a Viação Novo Horizonte para operá-las pela quantia de 810 mil reais.
O contrato da Prefeitura com a Cidade Verde por essas linhas era de 180 dias completos no início de 2019, de lá para cá, a empresa atuava nessas linhas sem contrato.
Um acidente envolvendo um ônibus que transportava jogadores do time sub-15 do Esporte Clube Bahia e uma carreta deixou pelo menos um morto, na manhã deste sábado (4), na BR-251. De acordo com informações obtidas pelo BNews, o caso ocorreu após a saída da BR-116. A vítima fatal é motorista do ônibus, que ficou preso às ferragens após o impacto.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o ônibus bateu de frente com o caminhão. Parte da carga do caminhão, que transportava eletrodomésticos, foi saqueada por populares que passaram pelo local.
A reportagem entrou em contato com a assessoria do clube que confirmou o fato e está buscando informações sobre feridos e estado de saúde dos jogadores. Ainda não há informações se o ônibus prestava serviço terceirizado e as motivações do acidente.