Um novo lote com 273,1 mil doses de vacinas contra a Covid-19 chegou à Bahia, na manhã desta quinta-feira (24). Deste total, 92,1 mil doses são do imunizante da Janssen e 181 mil da CoronaVac.
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o avião que transportou as doses pousou no aeroporto de Salvador, às 9h45.
A carga da Janssen terá 50% das doses encaminhadas para Salvador e a outra metade será distribuída proporcionalmente para os demais municípios da região metropolitana, além de Santo Amaro, Conde e Saubara. As vacinas serão utilizadas para dar prosseguimento ao plano de vacinação que está sendo executado pelos municípios.
Ainda de acordo com a Sesab, essa distribuição, prevista para começar ainda nesta quinta-feira, ficou acordada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância deliberativa da saúde que reúne representantes dos 417 municípios e o Estado.
O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, esclarece que, nas próximas remessas, haverá um ajuste para que as vacinas continuem sendo distribuídas de forma proporcional. Ele ainda destacou que “a grande diferença da vacina do laboratório Janssen das demais que estão sendo utilizadas até o momento no Brasil é que é dose única”.
A Sesab informou também que está prevista para as 15h desta quinta a chegada de 162.630 doses de vacinas da Pfizer. Esses imunizantes, junto com as 181 mil doses da CoronaVac que já chegaram, começarão a ser enviados na sexta-feira (25) para as regionais de saúde, em aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador, após conferência da equipe da Coordenação de Imunização do Estado.
Elas serão remetidas para os 417 municípios baianos. As vacinas da Pfizer/BioNTech serão encaminhadas em sua totalidade enquanto metade do quantitativo da Coronavac será reservada para a segunda aplicação.
G1/Bahia