As eleições de 2024 já são o foco do Partido dos Trabalhadores (PT). Pensando em construir estratégias, o PT realizou o 20º Encontro Territorial da legenda no Sudoeste Baiano, no último domingo (18). O evento contou com a presença do deputado federal e pré-candidato do PT à prefeitura de Conquista, Waldenor Pereira, do deputado estadual Zé Raimundo, de membros do Diretório Estadual e dos municipais, a atividade reuniu lideranças políticas e militantes de 12 municípios da região.
Em entrevista ao Blog do Sena, Waldenor afirmou que o PT está esperançoso com as eleições de 2024. Segundo o pré-candidato, o encontro foi um momento para discutir a construção das chapas e alianças em Conquista e nos municípios da região com o objetivo de obter êxito nas disputas eleitorais.
“Eleições de 2024 que a gente considera da maior significação e importância para ajudar o presidente Lula no processo de governabilidade. Essas eleições de 24 são eleições promissoras para o PT, a gente estar esperançoso de muitas vitórias, no Brasil como um todo, mas especialmente na região aqui também e por tanto a iniciativa do partido é de elogios, de aplausos porque faz um balanço sobre a situação em cada município, contrai uma estratégia para a composição de chapas, de aliança, a apresentação de candidaturas, tanto a chapa majoritária quanto as Câmaras de Vereadores e por tanto foi uma reunião muito interessante”, disse Pereira.
Waldenor acredita que os meses que antecedem as eleições são uma oportunidade para a construção do seu nome como pré-candidato a prefeito da terceira maior cidade da Bahia. Nos últimos anos, os nomes dos ex-prefeitos, Guilherme Menezes e José Raimundo Fontes, estavam mais em evidência, já que foram os candidatos do PT nos últimos anos e ainda são o “preferido” do eleitorado. Prova disso, é que as primeiras pesquisas internas realizadas pelos partido, e que o Blog do Sena teve acesso, apontam José Raimundo liderando as intenções de votos no munícipio. “Nós vamos ter que trabalhar muito para dar visibilidade ao meu nome”, pontuou Pereira.
O pré-candidato aposta no diálogo com a população e no protagonismo das lideranças para ganhar mais visibilidade e a confiança dos eleitores. “Só deverei aparecer melhor nas pesquisas lá para o final do ano quando a gente, após a construção com o diálogo com a cidade. Nós pretendemos abrir esse diálogo com as lideranças da cidade, vamos formar grupos técnicos para fazer o diagnóstico e também permitir a incorporação de lideranças a respeito das mais diferente temáticas como educação, cultura, esporte, recursos hídricos, meio ambiente e etc. E através desse diálogo, da nossa apresentação é que progressivamente o nosso nome vai ganhando maior visibilidade e naturalmente maior reconhecimento por parte da população”, explicou Pereira.
Atualmente, o principal adversário do PT é a prefeita Sheila Lemos (União Brasil), que também já confirmou sua pré-candidatura. Inclusive, o próprio ACM Neto, um dos principais lideres do União Brasil na Bahia, também considera o PT o principal adversário na cidade, assim como foi nas eleições para o governo na Bahia de 2022, quando o ex-candidato a governador perdeu para Jerônimo Rodrigues (PT).
Para Waldenor, esse reconhecimento do adversário só comprova o bom trabalho que o PT desenvolveu durante os 20 anos de gestão de Vitória da Conquista. “É bom que haja esse reconhecimento por parte dos nossos opositores, né? Porque de fato o nosso partido governou a cidade por 20 anos, com cinco mandatos consecutivos, toda a população considera que se trata de uma experiência exitosa, vitoriosa. Não há nessa cidade quem não reconheça as políticas os políticas públicas, programas sociais que nós implementamos melhoraram substancialmente a qualidade de vida do povo de Vitória da Conquista e por tanto o PT de fato, sem dúvida, é o grande opositor da atual administração”, disparou.