
Moradores do bairro Panorama, em Vitória da Conquista, estão denunciando que a obra de infraestrutura de drenagem na localidade está paralisada. A tão sonhada e esperada obra pelos moradores é realizada pela Prefeitura, mas está causando transtornos para a população que reclama de atraso na execução.
O bairro é um dos que mais sofre com a falta de infraestrutura e foi bastante afetado pelas chuvas que atingiram a cidade no final do ano passado. São ruas cheias de buracos, alguns com grande profundidade, além de muita terra, pedras e lama que atrapalham o dia a dia dos pedestres, ciclistas e motoristas, além de afetar a qualidade de vida dos moradores.

Em entrevista ao Blog do Sena, nesta terça-feira (2), um dos líderes comunitários do bairro, Jorge Abrobão, relatou a situação. Segundo ele, a obra está parada há 8 dias. “Veio em dois dias e fez isso aqui, a estrutura de terra ali e não organizou nada ainda, está desse jeito que está aqui. Ficou 8 dias parada, iniciou lá em cima no Alto do Panorama, trabalharam uma semana e já tem 8 dias que tá parado. Está todo mundo parado sem fazer nada”, disse Abrobão.

Além dos funcionários, as máquinas utilizadas na obras também estão paradas. Abrobão explicou que emprestou um terreno ,que é a sua garagem, para que a máquina fosse colocada no local, mas que há dias segue parada. Além disso, também revelou que uma casa foi alugada para servir de alojamento para os funcionários, mas o valor do aluguel ainda não foi pago.
“Tem uma lá em cima e outra do lado da minha casa, alugou a casa, exigiram mil e uma coisa, CNPJ, mas tudo ok. Eles não pagaram o primeiro aluguel, não deu entrada nenhuma e tá lá tem mais de 10 pessoas sem fazer nada”, contou.

A obra é no valor de R$8.562.599,62 (oito milhões quinhentos e sessenta e dois mil, quinhentos e noventa e nove reais e sessenta e dois centavos) e está sendo executada pela Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista (EMURC). Os recursos são oriundos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA) autorizado pela Câmara Municipal de Vereadores ainda na gestão de Herzem Gusmão em 2019.

Em contato com o Blog do Sena, a Emurc disse que “as obras não estão paralisadas”. Segundo a empresa, “a colocação da tubulação é parte dos serviços, que inclui a própria tubulação, a topografia e a Emurc está com uma equipe multidisciplinar junto aos equipamentos de educação, saúde e desenvolvimento social no intuito de mostrar a população da importância de obedecer os limites de segurança da escavação”.
A Emurc também explicou que “nos primeiros dias foram assentados aproximadamente 100 metros de tubos, que serão acoplados aos dispositivos de drenagem (boca de lobo, engole tudo e a própria caixa de passagem – os PVs).”
Veja a seguir a entrevista na íntegra: