Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

“Meu apelo é que as pessoas procurem se vacinar” diz Rui Costa preocupado com aumento de casos de Covid-19 e com quase 3 milhões de baianos com doses atrasadas

A Bahia tem quase 3 milhões de pessoas que já poderiam, mas ainda não retornaram aos postos de saúde para completar o esquema vacinal contra a Covid-19. Além disso, o estado vem registrando aumento dos casos positivos de Covid-1. Há 15 dias eram 2,5 mil, e agora, 3 mil.  Durante agenda na cidade de Bom Jesus da Serra, no sudoeste da Bahia, nesta quarta-feira (24), o governador do estado, Rui Costa (PT), demonstrou preocupação com a  situação. 

Em entrevista ao Blog do Sena, nesta quarta-feira (24), Rui Costa (PT),disse que as pessoas estão se comportando como se a pandemia do novo coronavírus já tivesse acabado. Se tem algo, eu digo sempre que esse vírus deveria ter ensinado a humanidade é o ensinamento da humilde. E nós temos que ser humildes para essa doença. Essa doença desafia a ciência, a medicina, nós estamos vivenciando a quarta onda na Europa e nós não queremos que ela chegue ao Brasil”, disse o governador. 

Rui Costa também ressaltou que a maioria das festas e eventos realizados no Estado não estão seguindo os protocolos de segurança contra o novo coronavírus e nem exigindo o cartão de vacina que comprove a vacinação contra a Covid-19. A medida faz parte dos protocolos exigidos pelo Governo do Estado quando liberou os eventos com 3 mil pessoas. 

“Infelizmente, o que a gente percebe é que tem pessoas que acham que o vírus já foi embora. Nós liberamos que pudessem ser feitos eventos, festas com até 3 mil pessoas, desde que os organizadores desses eventos exigissem o uso de máscara e exigissem principalmente  a vacinação. E os vídeos que  a gente recebe, os depoimentos que nós estamos recebendo é que infelizmente a maioria das festas, dos eventos, não estão exigindo o atestado de vacinação. E com isso a gente, infelizmente, voltou a ver os números de casos ativos crescerem”, explicou. 

O governador ainda declarou sua preocupação com as pessoas que não voltaram para receber a dose da vacina contra a Covid-19 e garantir a imunização completa. E  reforçou a necessidade de que a população tome a vacina contra a Covid-19. “ Meu apelo é que as pessoas procurem se vacinar”, declarou. 

Rui pediu ainda que os municípios levem o imunizante aos locais mais distantes e providenciem a estrutura necessária para que as pessoas tenham acesso à proteção contra o coronavírus. 

“Meu pedido para os prefeitos é que não vamos aguardar as pessoas chegarem no posto de saúde. Tem uma música de Milton Nascimento que diz que o artista deve ir aonde o povo está. Então, nesse momento, as equipes de saúde, as equipes de saúde têm que ir aonde o povo está. Se o povo não está indo para os postos de saúde, vamos montar a vacinação numa vã, vamos nos povoados, nos distritos, vamos nas comunidades, mas vamos atrás do povo que falta de vacinar. O que contém o avanço do vírus, o que contém a morte é somente uma coisa: a vacina”, concluiu. 

Vitória da Conquista também está registrando aumento dos casos de Covid-19, como o Blog do Sena divulgou. Só até o dia 23 de novembro, a cidade registrou 351 casos positivos da doença. O número já é maior que o registrado durante todo o mês de outubro, quando foram confirmados  247 casos de Covid-19. E  de acordo com a secretaria Municipal de Saúde (SMS), mais de 15 mil conquistenses não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19. 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também