Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Lançamento da biografia de Haroldo Lima reúne lideranças políticas e estudiosos, em Vitória da Conquista

Random image

Na noite dessa quinta-feira (19), aconteceu o lançamento da biografia de Haroldo Lima, ex-deputado constituinte e dirigente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), na Livraria Nobel, em Vitória da Conquista. A obra “Haroldo Lima – coragem e dedicação à luta do povo”, da Editora Anita Garibaldi, foi escrita por Haroldo um pouco antes de seu falecimento no ano passado, e, posteriormente, organizada por Aldo Arantes, amigo pessoal do ex-deputado. Haroldo faleceu aos 81 anos, em março de 2021, foi vítima da Covid-19.

O evento contou com apresentação de Aldo Arantes e sessão de autógrafos. Estiveram presentes no lançamento os deputados estaduais Fabrício Falcão (PCdoB) e José Raimundo (PT), os vereadores Andreson Ribeiro (PCdoB), Ricardo Babão (PCdoB) e Chico Estrella (PTC), além de representantes da OAB, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), partidos políticos e imprensa. Quem também prestigiou o lançamento foi Elquisson Soares, ex-deputado federal.

Um dos idealizadores do lançamento do livro em terras conquistenses, o deputado Fabrício destacou a importância da obra para Conquista. “Haroldo tinha um carinho e relação muito fortes com a nossa cidade, foi uma grande referência para mim e para vários quadros do nosso partido em Conquista. Essa é mais uma forma de poder homenageá-lo. A biografia eterniza a luta do nosso grande mestre”, afirmou o deputado.

Aldo Arantes, membro da direção nacional do PCdoB e amigo e companheiro de militância política de longa data de Haroldo fez uma apresentação durante o lançamento, compartilhando com a plateia episódios de diversas épocas da vida do biografado. Pela primeira vez em Conquista, Arantes falou da importância da obra, um reconhecimento à dedicação e coragem de alguém que lutou pela democracia brasileira, tendo militado em tempos difíceis quando o país vivia sob a Ditadura Militar.

Baiano de Caetité, Haroldo Lima foi um dos maiores líderes comunistas do país. Lutou contra a Ditadura Militar, tendo sido preso e torturado. Ele foi ainda deputado federal, inclusive no período da aprovação da Constituição de 1988, escritor e presidente da Agência Nacional do Petróleo (ANP), cargo que ocupou durante a gestão dos presidentes Lula e Dilma Rousseff.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também