Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

José Maria Caíres e Dr. Andreson destacam a união na luta pela duplicação da BR-116 e falam da expectativa pelo início da obra

A duplicação da BR-116 está perto de se tornar realidade. A expectativa é que as obras comecem ainda neste e pelo trecho de Vitória da Conquista, considerado um dos mais críticos. A realização da intervenção é uma luta antiga do Movimento Duplica Sudoeste que tem como líder o empresário José Maria Caíres. O movimento ganhou força e apoio da sociedade civil e de diversos vereadores e deputados estadual e federal.

Em entrevista ao Blog do Sena, nesta quinta-feira (6), José Maria Caíres comemorou a conquista e não escondeu a expectativa para o início das obras. Segundo ele, as obras estão previstas para iniciarem no mês de outubro.

“A gente já avançou bastante e estamos no período, agora, da formalização do contrato, porque o Governo Federal, até então, não havia pronunciado, mas o pronunciamento do Chefe da Casa Civil foi enfático no sentido de que o governo entente que é preciso fazer o reequilíbrio do contrato e que as obras fossem retomadas ainda no ano de 2023. Nós perguntamos par ao senador e para o ministro e disseram que a meta é que as obras iniciem ainda em 2023.  Então eu estou crente e confiante nessa possibilidade”, disse Caires.

Para que a duplicação da BR-116 sair do papel, foi necessário realizar um reequilíbrio do contrato com a Via Bahia, empresa que administra a BR. O acordo foi realizado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). “A Via Bahia pede um bocado de coisa, que é normal e isso é de praxe ela pedir, mas a contra proposta da ANTT é para que haja aquilo que é de direito, aquilo que não tira da pauta. Acordo não é decisão uniliteral, a acordo as partes tendem a concordar com aquilo que é possível. Existem muitas coisas que a Via Bahia vai ter que ceder”, explicou Caíres.

Ao lado do empresário, o vereador Dr. Andreson Ribeiro (PCdoB), que também foi um dos nomes na luta pela duplicação da BR-116 destacou a união como instrumento impulsionador para que o sonho se tornasse realidade. Para ele, o trabalho em conjunto fez a diferença.

“Todo esse episódio demonstra que a união faz a força. Todos têm um papel fundamental. No caso do amigo José Maria Caíres, esse empresário, empreendedor, visionário, mas não perde de vista o cuidar das grandes pautas de Conquista e região Sudoeste. E em conjunto com o poder público, a partir dos deputados, do senador, do governador, das interlocuções, dos impedimentos, Zé Maria consegue convergir essas forças para resolver as grandes questões que entrava o desenvolvimento de Conquista e região sudoeste. Então nesse sentido a gente fica muito feliz”, disse Oliveira.

Recentemente, José Caíres, o presidente da União dos Municípios Baianos (UPP), Quinho (PSD), os deputados federais Waldenor Pereira (PT), Jorge Sola (PT) e Daniel Almeida (PCdoB), os deputados estaduais Fabrício Falcão (PCdoB) e José Raimundo (PT), além do senador Otto Alencar (PSD), se encontram em Brasília para debater sobre a duplicação da BR-116 junto com o Ministro da Casa Civil Rui Costa (PT).

O vereador Dr. Andreson destacou, que durante o encontro, além da duplicação da BR-116, também foram definidas a instalação de viadutos e passarelas. “Além da grande pauta que é a duplicação, o que nos deixa muito feliz foi a última reunião que estavam os deputados Waldenor, José Raimundo e Fabrício, em conjunto com Zé Maria. E também o presidente do UPP, Quinho, que junto ao Ministro da Casa Civil Rui Costa onde também se pautou rápida construção dos viadutos e das passarelas tão necessárias para Vitória da Conquista”, explicou Ribeiro.

A duplicação da BR-116 deve começar por Vitória da Conquista, por ser um dos pontos mais críticos, explicou José Caíres. “A ideia é que faça vários trechos para que não seja só contemplada uma região, mas outras regiões . Mas, atacando principalmente aqueles pontos mais críticos e Vitória da Conquista é sem dúvida o gargalo da Rio Bahia, o ponto mais difícil. A partir de outubro “, finalizou Caíres.

Veja a seguir a entrevista na íntegra:

 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também