O ex-ministro do governo Lula, José Dirceu, estará em Vitoria da Conquista, hoje 18 de dezembro para lançar seu livro “Zé Dirceu – Memórias – Volume 01”. O evento está marcado para acontecer às 18h, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil ( Sintracon)
O encontro faz parte de uma série de sessões de autógrafos que o político mineiro vem realizando em todo o país. Na obra, o ex-ministro retrata a militância estudantil nos anos 1960, o exílio, o treinamento para ser guerrilheiro em Cuba e a história dentro do Partido dos Trabalhadores.
Zé Dirceu participou da política no período do Regime Militar Brasileiro. Ele foi preso e exilado neste período e chegou a fazer cirurgia plástica para não ser reconhecido. Em 2012, foi condenado pelo crime de corrupção ativa, sendo preso em novembro de 2013 e, quase um ano depois, liberado para cumprir o restante de sua pena em casa.
Também foi condenado em 2016, em duas ações penais por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e pertinência a organização criminosa. Em junho de 2018, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu suspender a execução da condenação do ex-ministro e consequentemente foi solto.
O político ainda foi preso em maio de 2019 para cumprir pena na sua segunda condenação. Ele deixou a prisão no dia 8 de novembro após decisão do Supremo Tribunal Federal sobre cumprimento de prisão após condenação em segunda instância.