Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Governo do Estado garante leitos de UTI para tratamento de Covid-19 no HCC até segunda quinzena de outubro e passará a integrar rede de urgência/emergência

Random image

Conforme já informado pelo Blog do Sena, com o avanço da vacinação no município de Vitória da Conquista e a queda de ocupação de vagas de UTI para o tratamento de Covid-19, o contrato do Governo do Estado com o HCC (Hospital de Clínicas de Conquista) para fornecimento de leitos está chegando ao fim, com encerramento previsto para a segunda quinzena do mês de outubro.

O anúncio da data de término do contrato foi feito em nota enviada ao Blog pela Sesab (Secretaria de Saúde da Bahia), que também informou que, a partir do encerramento do atendimento para Covid-19, a unidade passará a integrar a rede de urgência/emergência da rede de saúde do estado.

Também na nota, a Sesab esclarece que a decisão de descontinuar o contrato de aluguel de leitos é respaldada por critérios. “Cabe esclarecer que para a desmobilização de leitos Covid-19 são analisados diversos fatores como taxa de ocupação, número de casos ativos e cobertura vacinal”.

Além do HCC, foram desativados nesta terça-feira (28) os leitos de UTI do Hospital São Vicente de Paulo, da Santa Casa de Misericórdia, que estavam contratados em regime de aluguel para a Prefeitura Municipal.

Na semana passada, seis conquistenses estava internados nos leitos SUS dedicados a pacientes com Covid-19 e nenhum em UTI do município. A Prefeitura esclareceu que tinha a obrigação contratual de pagar R$ 480 mil mensalmente por cada um dos setores, no total de R$ 960 mil, ainda que os leitos não fossem ocupados. A forma de remuneração foi a solução encontrada para manter os leitos funcionando, depois que a Santa Casa anunciou que deixaria de prestar o serviço, em julho.

Considerando as duas situações, a queda nas internações, zeradas no caso da UTI e reduzida a um paciente na enfermaria, e o alto custo de manutenção da estrutura sem uso, o Município não manteve o contrato com a Santa Casa de Misericórdia, sendo desativado a partir desta terça-feira (28).

Com isso, foram desativados 30 leitos de UTI do SUS, restando agora 10 vagas no Hospital de Base, das quais 7 estavam ocupadas até ontem, de acordo com o Boletim Epidemiológico da Prefeitura. O município registrou 70% de ocupação de leitos de UTI nesta última segunda-feira (27).


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também