Uma foto de um caixão vazio e aberto circula na internet. Junto dela está uma outra imagem de uma vala comum e a informação de que caixões sem corpos estão sendo enterrados em Manaus para que a população fique impressionada e acredite que o número de mortos pelo novo coronavírus é maior que o real. Se trata de uma Fake News, uma notícia falsa.
A imagem de um caixão com apenas um saco plástico em seu interior, que tem sido compartilhada nas redes sociais, diz: “Denúncia gravíssima. Na Amazônia, caixões vazios. Só para causar pânico na população com número alto de óbitos por Covid-19”. Uma outra mostra uma vala comum sendo aberta num cemitério em Manaus com uma retroescavadeira.
A foto do caixão vazio não foi nem sequer tirada na cidade. Ela foi feita em São Carlos (SP) há três anos e veiculada pela imprensa para ilustrar uma reportagem sobre um golpe do seguro: criminosos forjaram a morte de uma pessoa para receber valores de apólices feitas irregularmente, usando documentos dela. O crime foi descoberto e o caixão foi fotografado aberto, sem um corpo dentro. Ou seja, a imagem nada tem a ver com a pandemia de Covid-19.
A outra foto foi colocada junto para dar uma falsa impressão de correlação. A abertura de valas comuns no maior cemitério de Manaus, porém, foi amplamente divulgada nas últimas semanas. Foi uma forma que as autoridades públicas encontraram de dar celeridade aos sepultamentos com o aumento da demanda. Ou seja, a foto é verdadeira, mas a informação de que são caixões vazios contidos nela é totalmente falsa.