Comerciantes denunciam que após uma reforma feita pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista na feira da Urbis VI, a situação ficou mais complicada do que era antes. A reforma foi concluída em junho deste ano, com investimento de R$ 600 mil, que incluía a entrega de 119 barracas padronizadas, cobertura e armário para armazenamento de produtos. Contudo, os feirantes estão sem proteção, sob a chuva e o sol.
Foi isso que o Blog do Sena constatou em visita à feira, quando entrevistou Anselma de Jesus, feirante que está insatisfeita com a estrutura oferecida pela Prefeitura. “A situação piorou. Antes, a gente tinha um espaço para trabalhar e hoje em dia a gente não tem”, reclamou.
A entrevista foi registrada em vídeo em um dia de chuva, no qual podemos ver que a Feira não oferece a proteção adequada para os comerciantes e clientes, com aguaceiro desaguando sobre as pessoas e produtos.
Além da reclamação direcionada para a falta de cobertura, a feirante faz outra denúncia. “Piorou. Além da falta de proteção, a barraca antes era maior. Como a barraca é padronizada, o tamanho é bom para uns, mas não para outros. Tem que analisar caso a caso”.
Para concluir, Anselma afirma que preferia como estava antes da reforma. “A minha barraca, do jeito que era antes, era melhor”, concluiu. Confira a entrevista completa com a comerciante da Feira da Urbis VI no YouTube do Blog do Sena:
Este não é o único caso em que uma reforma da Prefeitura acarretou em falta de proteção à população. O Blog do Sena já denunciou as reclamações dos usuários do sistema de transporte público acerca da falta de proteção à chuva e ao calor na Estão de Transbordo Herzem Gusmão. A falta de planejamento arquitetônico vista no equipamento de transporte público se repete na Feira da Urbis VI. Veja a situação da Feira em vídeo no YouTube do Blog:
O Blog do Sena entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista para que a situação fosse esclarecida, mas não obteve resposta.