As eleições municipais de 2024 estão se aproximando e os vereadores já estão se articulando para definir como será a caminhada em Vitória da Conquista. De olho na reeleição, conversas e acordos políticos começam a ganhar a forma. Inclusive, mudanças de partidos devem ocorrer para o pleito
É o caso do vereador Edivaldo Ferreira Júnior (PRD) que está no seu primeiro mandato e vai buscar a reeleição. No entanto, de acordo com os burburinhos da política conquistense, em 2024 ele deve sair candidato pelo PSDB. Apesar de não confirmar a mudança, em entrevista ao Blog do Sena nesta sexta-feira (22), o edil afirmou que o foco também será a reeleição de Sheila Lemos (União Brasil).
“Estamos trabalhando para a reeleição e ao mesmo tempo ajudando o governo Sheila Lemos para que esse grupo chegue forte no próximo ano. Faço parte do PTB, que recentemente fez uma fusão entre o PTB e o Patriota formando o PRD, Partido da Renovação Democrática. Estamos organizando o partido para lançar a pré-candidatura no próximo ano”, disse Júnior.
O vereador Nildo Freitas, que está concluindo seu primeiro mandato, também deve mudar de partido. Eleito pelo PSC, agora o edil faz parte do grupo do PODEMOS, após a fusão entre os dois partidos. Mesmo não confirmando a mudança e deixando em aberto o futuro político, Nildo deve passar a integrar o time do PSDB.
“Nós estamos também trabalhando para a nossa reeleição. Essa questão de partido, eu ainda estou no PODEMOS, mas claro que vamos esperar as cenas dos próximos capítulo para ver o que realmente vamos definir com a nossa vida. O PODEMOS ainda não teve uma conversa com esse vereador, a nível local. E nós esperamos ter essa conversa e quem sabe alinhar ou não a nossa caminhada daqui para frente”, explicou Freitas.
Outro vereador que também pode mudar de partido nas eleições de 2024 é o vereador Edjaime Rosa, mais conhecido como Bibia. Eleito por dois mandatos pelo MDB, o edil poderá reforçar o time do União Brasil. Isso porque o vereador já declarou apoio a candidatura de Sheila Lemos e a situação não agradou o cacique do partido na Bahia, Lúcio Vieira Lima. O motivo é que o MDB sustenta a pré-candidatura própria para a Prefeitura de Vitória da Conquista com a indicação de Lúcia Rocha (MDB). Vieira Lima até deixou claro que quem não apoiar a candidatura do MDB vai ter que sair do partido.
Bibia desconversou sobre a possível saída do MDB, mas confirmou que ainda continua no partido. Além disso, ele também reafirmou o seu apoio incondicional à prefeita Sheila Lemos. “Quando for lá no finalzinho de ano, aí a gente vai sentar e discutir para onde a gente vai antes da eleição. Eu tenho a honra de falar que sou vereador pelo MDB por dois mandatos, mas eu marcho com a prefeita. O povo tem um medo e falar que marcha com ela. Eu fui eleito com Herzem Gusmão e Herzem Gusmão era do MDB. Sheila está usando a herança do MDB”, enfatizou Bibia.
Veja a seguir a entrevista na íntegra: