O deputado estadual José Raimundo Fontes (PT) e o atual prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Pereira Gusmão (MDB), se colocam na dianteira da disputa eleitoral que se aproxima. Sobre eles, está a maior parte dos holofotes midiáticos e, consequentemente, a atenção da população conquistense, o que reforça a polarização já comum entre PT e MDB nas eleições da cidade.
Entretanto, Herzem e Zé Raimundo não são os únicos pré-candidatos ao pleito deste ano. Mais nove partidos também lançaram seus pré-candidatos à Prefeitura Municipal de Conquista. Alguns deles, inclusive, fizeram isso desde o fim do ano passado, como é o caso de Fabrício Falcão (PCdoB), que disputou o processo eleitoral em 2016, quando ficou em 4° lugar, com 11 mil votos; e o vereador David Salomão, pré-candidato pelo PRTB.
O Partido Progressista (PP) também apresentou uma nova opção à polarização já esperada entre Herzem e Zé Raimundo: o representante comercial Romilson Filho, que possui experiência com as urnas como candidato a vereador e a deputado federal. O professor Mozart Tanajura, por sua vez, foi apresentado como pré-candidato do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que prometeu uma gestão inovadora, criativa e democrática.
O ex-reitor da Uesb, Abel Rebouças, foi confirmado, no início de julho, como pré-candidato do Partido Social Democrático (PSD). Em entrevista concedida ao Blog do Sena, ele garantiu que o seu Partido continuará com candidatura própria até o final do pleito. Outro professor que deverá concorrer às eleições em Conquista é Ferdinand Martins da Silva, lançado como pré-candidato ao cargo de gestor municipal pelo PSOL. Ele é piauense, mas vive em Conquista há cerca de 20 anos.
Pelo partido Rede Sustentabilidade, concorrerá a única candidata mulher ao pleito deste ano: a ativista cultural Maris Stella Schiavo Novaes. Ela é fundadora da ONG Carreiro de Tropa e presidente licenciada do Conselho Municipal de Cultura. Outro ativista também também teve seu nome lançado como pré-candidato é o deputado estadual Marcell Moraes, bastante conhecido por ser defensor dos direitos dos animais. Ele pretende concorrerá ao pleito pelo PSDB.
A lista de pré-candidatos soma um total de 11 pessoas e fica completa com o presbítero Cabo Herling, que já chegou a disputar três eleições pelo cargo de vereador. Ele foi lançando como pré-candidato do Avante, mesmo partido do Pastor Sargento Isidório, deputado federal mais votado no estado nas últimas eleições federais.
Como a disputa principal ao cargo de prefeito de Conquista deve girar em torno de Herzem e Zé Raimundo, vale destacar que há ainda a possibilidade de que os partidos da base do Governo Rui Costa, como PCdoB, PP, PSD, PSB entre outros, caminhem junto com o PT nas eleições deste ano. E os partidos de oposição ao Petismo podem se unir ao MDB. As eleições municipais 2020 estão previstas para acontecer no dia 15 se novembro.