Não é a primeira vez que as redes sociais estão sendo utilizadas durante as eleições municipais, não apenas para a campanha e propaganda do candidato, mas também para a disseminação de fake news, ou seja, informação falsa.
Desde o início desta semana, está circulando nos aplicativos de mensagens que o vereador e candidato a reeleição pelo PCdoB, Danillo Kiribamba, teve seu pedido de candidatura negado pelo Juiz Eleitoral.
Em entrevista ao Blog do Sena, Kiribamba disse que está sendo vítima de fake News nas redes sociais e explicou que em 2012 recebeu uma multa eleitoral que foi devidamente paga. No vídeo a seguir, Danillo Kiribamba mostra as certidões pagas e disse que “já estão na mão do juiz e que acredita na justiça”
Ele ainda pede para “as pessoas do bem compartilhar (a verdadeira informação) para o maior número de pessoas possível” e falou também sobre os projetos executados nos bairro periféricos de Vitória da Conquista e zona rural durante os quatro anos de mandato.
Confira o vídeo:
O candidato Ricardo Babão, do PCdoB, também foi vítima de fake News. Em nota, o deputado estadual, Fabrício Falcão, presidente do PCdoB Conquista, informou que “o partido já entrou com recurso na justiça e considera os candidatos aptos para a disputa eleitoral.”
Confira a nota na íntegra:
Desde segunda-feira (19/10), circula na imprensa local a informação de que Ricardão Babão e Danillo Kiribamba, candidatos a vereadores pelo PCdoB, tiveram seus pedidos de candidaturas negados pelo juiz eleitoral. O deputado estadual, Fabrício Falcão, presidente do PCdoB Conquista, vem a público esclarecer que o partido já entrou com recurso na justiça e considera os candidatos aptos para a disputa eleitoral.
“Babão e Kiribamba são fortes candidatos a vereadores de Vitória da Conquista. Essa decisão do juiz eleitoral cabe recurso e a nossa equipe jurídica já está resolvendo a questão, que é simples. Vim a público esclarecer a situação porque sei que existem conversas nas redes sociais. Nossos candidatos estão na disputa e com muita chance de ganhar”, afirmou o deputado Fabrício.
Segundo a assessoria jurídica do PCdoB, o pedido de recurso já foi protocolado e destinado a 40ª zona eleitoral de Vitória da Conquista.