
No último domingo (08), ocorreu o Processo de Eleições Diretas de 2019 (PED) do Partido dos Trabalhadores. Em Vitória da Conquista, concorriam à presidência municipal do partido o historiador Isaac Bonfim e o ex-vereador Noeci Salgado. O PED terminou com a vitória de Isaac Bonfim.
A chapa “Renovar o PT. Resgatar nossos sonhos!”, formada por Isaac Bonfim e apoiada pelos deputados Zé Raimundo e Waldenor Pereira, tinha como foco a renovação do partido e aprofundamento do diálogo com a juventude.
Em entrevista ao Blog do Sena poucos instantes após o resultado da eleição, Isaac Bonfim afirmou que agora é o momento de fazer dentro do PT um “encontro de gerações”.
“Nossa ideia é aprofunda a renovação do partido. Para a gente renovar o caminho é criar dentro do partido um ambiente político capaz de fazer um encontra de gerações: entre os fundadores do partido, aqueles que lá na década de 80 sonharam que o partido podia transformar o Brasil com os filhos desses fundadores, que somos nós”, afirmou.
O presidente eleito afirmou ainda que o PT saiu fortalecido do PED, uma vez que todo o processo foi acompanhado pela sociedade e pelos meios de comunicação. Na perspectiva de Isaac, esse interesse pelas eleições internas é uma prova de que todos têm ciência de que PT voltará à administração municipal nas eleições do próximo ano. Ele afirmou ainda que existe ainda um longo caminho de debates até definir o nome que sairá candidato a Prefeito pelo partido.
“A sociedade conquistense e a imprensa estiveram atentos a esse processo, porque sabem que o PT retornará à administração municipal em 2020. Zé Raimundo, Waldenor e Guilherme são todas lideranças que nós temos o maior respeito. Agora, é um momento de muito diálogo, de ouvir nossas lideranças, procurar os partidos aliados, conversar com nossos filiados com nossa militância, atualizar nosso projeto, então nós temos muitos passos a serem dados até definir nossa candidatura de 2020”, concluiu.