Com quatro candidatos pré-definidos é importantes indecisões, o primeiro mês do ano das eleições municipais chega ao fim. Além do tão esperado nome que vai sair candidato pelo PT e que deve ser conhecido em fevereiro, o nome que vai ser o candidato da chamada Terceira Via também segue indefinido.
Atualmente, o município tem quatro nomes que irão disputar o próximo pleito nessas eleições: o atual prefeito Herzem Gusmão (MDB), o deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB), o vereador David Salomão (PRTB) e Romilson Filho (PP) pelo grupo independente.
Em entrevista ao Blog do Sena, o empresário José Maria Caíres, um dos principais defensores da importância da Terceira Via no cenário político conquistense, declarou que acredita em um segundo turno com o candidato que não pertence à polarização entre Herzem e o candidato petista.
“Vitória da Conquista é uma cidade com mais de 200 mil eleitores, então é bom que haja nesse primeiro turno o máximo de possibilidades para que o eleitor possa escolher. A terceira via está sendo discutida, não tem essa pressa para citar nomes. O campo está aberto, a possibilidade de ter a terceira via existe, e os nomes aparecerão”, assegurou o empresário.
Neste sábado (01), o senador Otto Alencar (PSD) estará de passagem por Vitória da Conquista a caminho de Belo Campo. A visita vai provocar uma movimentação dos afiliados ao partido, que pretendem discutir com o senador um nome possível para enfrentar o pleito.
“A terceira via vai conversar com o senador. Com a mídia e com essa forma de fazer política eletrônica, não precisa de muito tempo para fazer a campanha. A cidade tem segundo turno, nós temos que trabalhar para que esse candidato tenha a possibilidade de ir para o segundo turno. A terceira via deve marcar posição, existe uma pesquisa em Vitória da Conquista, que mostra que mais de 50% da população prefere o novo, esse é um número importante, que dá segurança para quem surgir como esse nome novo”, disse.
Indecisão petista
Um dos anúncios mais aguardados é do candidato que deve disputar as eleições pelo Partido dos Trabalhadores. Com a desistência do ex-prefeito Guilherme Menezes, todo como favorito para a disputa, sobraram os outros dois nomes mais ventilados: o do deputado estadual José Raimundo Fontes e do deputado federal Waldenor Pereira.
Para Zé Maria, o voto do PT estará mantido independentemente do nome escolhido. O empresário vê uma maior probabilidade de Waldenor ser o candidato, mesmo diante das declarações dadas pelo deputado federal de que sua defesa é pela candidatura de Zé Raimundo.
“Tem grandes possibilidade de Waldenor ser candidato na minha opinião, porque Zé não tem mostrado grande interesse de abraçar a campanha, enquanto Waldenor demonstra muito mais disposição. Mas o voto do PT é o voto do PT, que terá independente de quem seja o candidato”, avaliou.
Obras do governo Herzem
Uma das ações mais contraditórias do prefeito Herzem Gusmão tem sido o investimento em propaganda antecipada de obras. Em novembro do último ano, o prefeito espalhou em outdoors e em plotagens em ônibus da Viação Rosa, contratada pela Prefeitura, a criação da Guarda Municipal, antes mesmo que o projeto fosse apreciado pela Câmara de Vereadores.
Mesmo com a repercussão negativa da ação, na última semana, a Prefeitura instalou um telão no Terminal de Ônibus da Avenida Lauro de Freitas anunciando o novo terminal. Contudo, nem mesmo o processo licitatório para a contratação da empresa que vai executar a obras foi concluído.
Para o empresário, a prática é comum da política, que não representa necessariamente um problema, desde que a obra seja executada.
“Ele fez isso com a Avenida Olívia Flores e saiu. Se ele fizer isso com o Terminal, com a recuperação do Rio Verruga, e se realmente concretizar, eu acho que está correto. Ele está anunciando uma coisa que vai acontecer, todo mundo faz, isso é a prática normal da política. O bom é que faça”, afirmou.