As Eleições Municipais de 2024 em Vitória da Conquista já estão rendendo muitas surpresas. O motivo é a movimentação de políticos na janela partidária que se encerra no dia 5 de abril. Até lá, muitas mudanças ainda devem acontecer nos partidos.
O Partido Liberal (PL), que tinha acabado de receber a filiação do vereador Sargento Muniz e do ex-vereador, o pastor Orlando Filho, pode perder os dois políticos. A informação foi divulgada no programa Redação Brasil, da Rádio Brasil, nesta segunda-feira (1).
De acordo com o repórter Ricardo Gordo e o jornalista Daniel Silva, o vereador Ivan Cordeiro (PL), que também passou a integrar o PL recentemente, foi pego de surpresa pela notícia de que Muniz e Pastor Orlando estariam de saída do PL para o Partido Democrático do Trabalhador (PDT). Segundo o repórter, Ivan estava curtido o feriado da Semana Santa na praia, quando as mudanças aconteceram.
Apesar de ter realizado a filiação recentemente, Ivan Cordeiro é uma das autoridades do PL em Vitória da Conquista. Segundo o jornalista, o vereador não gostou das possíveis mudanças. “A casa vira assim da noite para o dia. Estava tudo tranquilo. O Ivan foi curtir a praia e quando voltou, perdeu dois candidatos a vereador aqui de Conquista pelo PL”, disse Silva.
O PDT é um dos partidos que declarou apoio a pré-candidatura da prefeita Sheila Lemos (União Brasil) à reeleição. O partido havia até lançando candidatura própria para à Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, com o advogado Marcos Adriano, que também é presidente do PDT no munícipio. Contudo, como a política, muitas vezes, pode ser uma caixinha de surpresas, o PDT anunciou o apoio à Sheila Lemos, deixando Marcos Adriano surpreso, já que a decisão não foi anunciada de maneira oficial. Ele também deixará a presidência do partido.
Além disso, para ganhar força, o PDT caminha para ter como presidente o atual secretário Municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues, um dos nomes que vem ganhando destaque no governo Sheila. “Chegou o vereador Muniz e o vereador, o ex-vereador e candidato pré-candidato, Pastor Orlando parece que está de malas prontas para o PDT. Partido que ficará sob a presidência do secretário municipal de Saúde, o Vinícius Rodrigues”, disse Silva.
Além disso, segundo revelou o jornalista, o PDT ainda sonda alguns políticos da esquerda do centro-esquerda para compor o partido. Mesma situação vem sendo observada no Partido Progressista (PP), que também anunciou apoio à reeleição de Sheila Lemos e, inclusive, está na disputa para emplacar o pré-candidato a vice-prefeito com João César Guimarães Nogueira, novo presidente municipal do PP.
“Parece que eles estão indo buscar líderes também. O PP e o PDT estão indo buscar líderes da esquerda para compor os seus quadros. (…) O PP e o PDT estão se articulando para buscar pessoas de esquerda e de centro esquerda para compor seus quadros”, disparou Silva.
Mudanças também devem acontecer no Republicanos. Na noite desta segunda-feira (1). O partido se prepara para receber a filiação de novos políticos e anunciar o seu quadro. O Republicanos é um dos partidos apoiadores de Sheila Lemos e também está no páreo para o cargo de vice-prefeito, com o médico Alan Aloísio. Além disso, a expectativa é que o partido receba a a filiação do atual vereador Augusto Cândido, que pode deixar o O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)
Nesta última semana, muitas surpresas podem acontecer. Até a finalização do prazo da janela partidária, muitos partidos continuarão se articulando e buscando montar um grupo forte e competitivo. A confirmação de como ficará cada partido que está na base de apoio a Sheila Lemos só deve sair mesmo no último dia da janela partidária.