A aplicação da 1ª da dose da vacina contra o Coronavírus está suspensa há 9 dias em Vitória da Conquista. Diariamente, a redação do Blog do Sena é contatado por pessoas em busca de informações sobre a aplicação da primeira dose do imunizante.
Atualmente, de acordo com as informações divulgadas no vacinômetro da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), em relação à primeira dose, Conquista ocupa a posição 219 no ranking de vacinação, com 73.430 doses recebidas e 71.014 doses aplicadas. O município está muito atrás de outros do mesmo porte, como: Jequié, que ocupa a 29ª posição e Feira de Santana, que ocupa a 23% posição.
O desempenho é bastante semelhante em relação à segunda dose. O município já recebeu 38. 230 doses recebidas e 30.150 doses aplicadas, ocupando a posição 313. Ficando novamente atrás de Jequié, que está na posição 215 (com mais de 81 mil doses aplicadas) e Feira de Santana, que ocupa a posição 203 (com mais de 83 mil doses aplicadas).
Por enquanto, está sendo aplicada apenas a 2ª dose da Astrazeneca/ Fiocruz. O município parou a aplicação da primeira dose ainda no início da segunda etapa, ainda restando profissionais de saúde da primeira etapa.
A aplicação da primeira dose está parada em diabéticos e hipertensos crônicos, ou seja, aqueles que tomam 3 remédios.
Em nota, a Prefeitura informou que a última vez que recebeu lotes da 1ª dose da vacina foi em 04 de maio, quando foram enviadas 9.600 doses do imunizante. Desde então, foram recebidos apenas lotes da 2ª dose.
Ainda de acordo com a Prefeitura, o sistema estadual é atualizado diariamente para que as vacinas sejam enviadas, uma vez que a reposição é de responsabilidade da Sesab. Ainda não há previsão para o envio de novas doses e para a retomada da aplicado da 1ª dose.
Enquanto isso, os conquistenses, especialmente aqueles que possuem alguma comorbidades aguardam ansiosamente a chegada de novas doses.