Na noite desta segunda-feira (27), a Prefeitura de Vitória da Conquista informou que finalizou o contrato com o Hospital São Vicente de Paulo para o fornecimento de leitos clínicos e de UTI para tratamento de paciente com Coronavírus. O texto informa que a suspensão se deve à queda da taxa de ocupação que vem ocorrendo em todo o estado.
Outra informação divulgada na nota publicada pela Prefeitura foi de que o estado também teria suspendido o contrato com o Hospital das Clínicas de Conquista (HCC), que também visava a oferta de leitos para o tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19.
O Blog do Sena averiguou junto ao Painel Epidemiológico mantido pelo Governo do Estado um aumento brusco da taxa de ocupação dos leitos de UTI após o anúncio da suspensão do contrato e, consequentemente, a suspensão dos leitos disponibilizados. Segundo os dados do Painel, de ontem para hoje, a taxa passou de 27% para 70%, se aproximando da ocupação registrada nas fases mais graves da pandemia.
Entretanto, as informações às quais o Blog do Sena teve acesso foi de que a ruptura do contrato entre o estado e o HCC não foi previamente avisada à direção do hospital. Como a suspensão do contrato não ocorreu de forma oficial, os leitos seguem à disposição para tratamento de pacientes de Vitória da Conquista e região, mesmo não constando mais no Painel Epidemiológico.