Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Secretaria de Saúde esclarece etapas do cronograma de vacinação no município; 71 mil pessoas já foram vacinadas

Random image

O cenário nacional é de limitação no fornecimento de vacinas contra a Covid-19 e tem sido necessário estabelecer critérios técnicos que priorizem as categorias para vacinação, conforme o Plano Nacional de Imunização e as resoluções da Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB), formada pelos secretários de saúde de todo o estado. Em Vitória da Conquista, a vacinação tem sido planejada de acordo com o volume de doses recebidas por remessa e ainda não foi possível definir um cronograma antecipado com as datas para as próximas etapas, pois tudo depende diretamente desse quantitativo que é enviado pelo Governo do Estado, que informa o total de doses destinadas ao município algumas horas antes do envio.

À medida que recebe as novas remessas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) agiliza a distribuição para os pontos de vacinação para atender ao maior número de pessoas no menor tempo possível. Neste momento, estão sendo vacinados os grupos prioritários definidos no Plano Nacional. Até o último sábado (15), já foram vacinadas 71.905 pessoas com a 1ª dose e 28.113 com a segunda dose. A estimativa é vacinar cerca de 90 mil pessoas das três fases, segundo números estimados pelo Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI).

Para os próximos dias, a previsão é que o município receba uma reposição de doses para retomar a vacinação de 1ª dose dos trabalhadores da Educação de 40 anos ou mais, e ampliar para pessoas com Deficiência Permanente e Obesidade, além das doenças crônicas e condições clínicas especiais que já estavam sendo vacinados anteriormente: Síndrome de Down, Imunossupressão, Transplantados, Diabetes e Hipertensão*.

Neste momento, segue em curso a segunda fase da campanha que já vacinou idosos de 60 a 74 anos e trabalhadores da limpeza urbana. Conforme o recebimento de doses, seguirá imunizando os trabalhadores da educação; pessoas com Doenças Crônicas e Condições Clínicas Especiais; e forças de segurança e salvamento. Para esta fase ainda está previsto iniciar a vacinação dos trabalhadores do transporte coletivo.

Também estão incluídas nesta fase, as gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e lactantes, portadoras de doenças crônicas, a partir de 18 anos. Mas, com a vacina AstraZeneca/Oxford foi suspensa para este público, segundo recomendações da Anvisa. para iniciar essa vacinação, a Secretaria de Saúde aguarda o recebimento de novas doses da CoronaVac.

Para a terceira etapa, ainda não iniciada, será vacinada a população em situação de rua, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e trabalhadores do transporte rodoviário de carga.

*Hipertensão – De acordo a Resolução nº 77 da Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB), são consideradas hipertensas pessoas com hipertensão arterial resistente (HAR) – quando a pressão arterial (PA) permanece acima das metas recomendadas com o uso de 3 ou mais anti-hipertensivos de diferentes classes, em doses máximas preconizadas e toleradas, administradas com frequência, dosagem apropriada e comprovada adesão ou PA controlada em uso de 4 ou mais fármacos antihipertensivos; hipertensão arterial estágio 3 – PA sistólica >=180mmHg e/ou diastólica >= 110mmHg independente da presença de lesão em órgão-alvo (LOA) ou comorbidade; hipertensão arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade – PA sistólica entre 140 e 179 mmHg e/ou diastólica entre 90 e 109mmHg na presença de lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também