Mais de 900 mil alunos retornaram às aulas 100% presenciais em toda a Bahia nesta segunda-feira (17). Em Vitória da Conquista, são mais de 19.500 alunos que retornam às salas de aula em 17 escolas.
Após um anos e sete meses de suspensão das aulas presenciais por causa da pandemia de Coronavirus, o clima entre os estudantes era de muita felicidade e expectativa.
Uma reportagem do repórter Gabriel Pires, da TV UESB, mostrou o retorno nas maiores escolas da cidade. Em entrevista ao veículo, o diretor do Núcleo Territorial de Educação, Ricardo Costa, explicou que o retorno tem base na redução dos casos da doença, e no avanço da vacinação. “Os dados científicos: redução de casos, de ocupação dos leitos de UTI, já apontavam para avanços em fase. A primeira fase foi a fase remota. Depois, em julho, a fase híbrida, com 50% dos alunos nas salas de aula, e, agora, a fase presencial”, esclareceu.
Em colégios que funcionam na modalidade integral, as refeições serão oferecidas aos alunos de forma escalonada, a fim de minimizar o contato e o risco de contaminação. Também serão respeitados protocolos como utilização de máscara, álcool em gel e aferição da temperatura nas unidades de ensino.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) se manifestou contrariamente ao retorno e protocolou uma ação junto ao Ministério Público da Bahia, alegando que muitas unidade não dispõem de condições suficientes para o retorno. O MP montou uma comissão para fiscalizar as unidades durante a retomada.
A previsão é de que o ano letivo siga até o dia 28 de dezembro
Confira a matéria na íntegra: