No próximo dia 3 de fevereiro, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista retorna as atividades. Enquanto isso, a escolha dos vereadores para as comissões permanentes e temporárias já começa a ser articulada.
A legislativo possui 14 comissões permanentes. Cada uma delas deve ser composta por três membros.
Em entrevista ao Blog do Sena, o presidente do legislativo conquistense, Luís Carlos Dudé (MDB), informou que a escolha dos nomes para as comissões da Casa deve acontecer nas próximas semanas.
“Estaremos, a partir desta semana, debruçados nessas comissões. Nós estaremos aí com as lideranças, o líder da Bancada de Situação, o vereador Ivan Cordeiro (PTB), e o líder da Bancada de Oposição, o vereador Valdemir (PT), juntamente com a mesa diretora para que a gente possa definir todas as comissões da Câmara legislativa. É um processo democrático, aberto, mas seu tenho certeza que daqui para a semana que vem já estaremos com todas as comissões prontas”, declarou Dudé.
Para o biênio 2021-2022, a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores será composta apenas por vereadores da Bancada de Situação, ligados a gestão do prefeito Herzem Gusmão. Com Luís Carlos Dudé (MDB) presidente, Hermínio Oliveira (PODEMOS) e Orlando Filho (PRTB) como 1º e 2º vice-presidentes, Nelson de Vivi (DEM) e Nildo Freitas (PSC) como 1º e 2º secretários respectivamente. Anteriormente, a composição era mista.
Na reportagem que divulgamos na terça-feira (19), mostramos o posicionamento do líder da Oposição na casa, Valdemir Dias (PT), sobre o assunto. “Houve por opção da Bancada de Situação não se fazer uma mesa mista o que eu acho um equívoco, porque vínhamos dentro de uma harmonia na Casa”, disse Valdemir Dias.
Mas, para o presidente do legislativo conquistense, a Mesa Diretora é mista já que possui a participação de cinco partidos diferentes. “ Há um equívoco sobre a mesa mista. A mesa é mista da compreensão partidária. Se você parar para imaginar, o PRTB é um partido, o MDB é outro partido, o Democratas é um partido, o PSC é um partido e o Podemos é outro partido. São cinco partidos, então realmente é uma mesa mista”, ressaltou Dudé.
O presidente da Câmara Municipal de Vereadores também esteve presente no momento que a primeira conquistense tomou a vacina contra a Covid-19, na terça (19). Segundo ele, o legislativo municipal irá fiscalizar a distribuição das vacinas na cidade.
“Nós da Câmara de Vereadores estamos muito honrados em estar participando desse momento tão importante para a sociedade conquistense (…). Temos certeza que os nossos governantes, o Governo Federal e o Governo do Estado estarão logo mandando também mais vacinas para Vitória da Conquista, e a Câmara fará um papel fiscalizador em cima disso”, concluiu Dudé.