
Conforme divulgado pelo Blog do Sena, na última segunda-feira (05), nossa equipe flagrou sacos com o aviso de “Resíduos Infectantes” descartados na porta da base do SAMU 192, na Rua José Pequeno, no bairro Jurema, em Vitória da Conquista.
Entramos em contato com a Prefeitura através da Secretaria de Comunicação, que respondeu por meio de nota. De acordo com o texto, apesar de estarem em sacos de lixo infectante, o lixo descartado era comum. O saco só teria sido utilizado porque os sacos de descarte de lixo comum estavam em falta.
A nota reforçou que o lixo infectante é descartado em bombonas e recolhidos por uma empresa especializada.
Confira a nota na íntegra:
Nota ao Blog do Sena
A coordenação do Samu 192 Regional, esclarece que o lixo infectante do serviço é armazenado em bombonas e recolhido regularmente pela empresa Stericicle, respeitando as normas de biossegurança.
O conteúdo dos sacos brancos, identificados como infectantes, citado na matéria, tratava-se de lixo doméstico e de serviços administrativos. Eles foram utilizados devido a falta temporária de sacos de descarte para lixo comum, ocorrida no feriado. O estoque de sacos de lixo comum já foi reabastecido.
Secom, 6 de abril de 2021.