No final do mês passado, o prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, autorizou a compra dos remédios ivermectina e azitromicina. O prefeito também aguarda a chegada da hidroxicloroquina que será enviada pelo Governo Federal.
Organizações de saúde afirmam que nenhum dos três medicamentos têm eficácia comprovada no combate ao novo coronavírus.Órgãos de referência alertam que ainda não há medicamento para prevenir ou tratar a doença e que o uso de remédios sem prescrição médica pode causar danos graves à saúde.
Ainda assim, em entrevista ao Jornal Band News, na Band FM, na tarde desta segunda-feira (10), Herzem disse que está tomando a ivermectina como prevenção ao Coronavírus.
“Eu cheguei em Salvador e está tudo fechado. Salvador com toda essa dureza, com tudo fechado e está morrendo gente. Cadê a ivermectina, a azitromicina, a hidroxicloroquina, a vitamina D? Meu médico passou para mim e eu estou tomando a ivermectina”, disse o prefeito.
O discurso faz parte de uma tentativa de alinhamento político entre Herzem e o governo do presidente Jair Bolsonaro, que também é um grande defensor dos medicamentos no tratamento da Covid-19.