Uma unidade escolar será inaugurada na Rua H do bairro Morada Nova, em Vitória da Conquista. Em virtude da inauguração, a Prefeitura decidiu asfaltar apenas o trecho da rua que dá acesso à escola, cerca de 200 metros de asfalto. A decisão definitivamente não agradou aos moradores, que desde o ano passado tentam impedir o asfaltamento.
Nesta terça-feira (14), houve mais uma tentativa de asfaltar o trecho que dá acesso à creche, e, novamente, os moradores se reuniram com faixas e cartazes e impediram o trabalho das máquinas. A reivindicação é que seja asfaltado todo o bairro ou, ao menos, toda a rua onde a escola está localizada.
A Polícia Militar e o Secretário de Mobilidade Urbana Jackson Youshiura estiveram no local na tentativa de acalmar os ânimos e chegar a um consenso com os moradores, contudo, nenhuma decisão ficou acordada.
Ao contrário do que fez em relação aos protestos do ano passado, dessa vez, o prefeito Herzem Gusmão resolveu se manifestar. Em um discurso na Rádio Clube FM, Herzem criticou os protesto e disse já ter acionado o Ministério Público Federa (MPF) para que sejam adotas as intervenções necessárias com o objetivo de garantir o asfaltamento e, assim, a inauguração da escola.
“Nós já representamos no Ministério Público Federal, porque isso é obra federal, a Caixa já acionou a Polícia Federal”, Herzem também disse que vai haver uma representação contra um candidato a vereador, a quem ele atribui a organização dos protestos: “doutor Ismerim vai acioná-lo no Tribunal Regional Eleitoral”, finalizou.
O prefeito expressou ainda uma preocupação antecipada com outros equipamentos que serão entregues e que, para isso, terão de ter seu entorno asfaltado.
Essa não é primeira vez que uma obra da Prefeitura causa a revolta da população. Em outubro do ano passado, moradores do loteamento Antônio Brito, organizaram um protesto devido o início da pavimentação asfáltica do Conveima I. Moradores do Antônio Brito se revoltaram pela fato de ruas serem asfaltadas pela metade por não pertencer ao bairro previsto no projeto.