A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou uma nota na última quarta-feira (22), afirmando que não recomenda a utilização de cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19. De acordo com a nota, a não recomendação segue a orientações da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Organizações de saúde afirmam que também a azitromicina e ivermectina não têm eficácia comprovada no combate ao novo coronavírus. Órgãos de referência alertam que ainda não há medicamento para prevenir ou tratar a doença e que o uso de remédios sem prescrição médica pode causar danos graves à saúde.
Ainda assim, o prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, ignorou as orientações dos órgãos de saúde e anunciou, através do Instagram, que autorizou a compra da ivermectina e azitromicina. O prefeito também aguarda a chegada da hidroxicloroquina que será enviada pelo Governo Federal.
De acordo com Herzem, a autorização tem em vista um abaixo assinado de 150 médicos que solicitaram que os medicamentos sejam disponibilizados na rede municipal de saúde. Ainda não foi divulgado quanto a compra dos medicamentos vai custar aos cofres públicos.