O crescimento acelerado de casos de Coronavírus em todo o Brasil e também em Vitória da Conquista, o que tem levado as autoridades e fechar o cerco em relação a eventos e medidas preventivas, parece não ter surtido efeito sobre a população de modo geral. Não precisa ir longe para perceber que as aglomerações se tornaram cada vez mais comuns e o uso de máscara passou a ser cada vez mais negligenciado.
No último domingo (20), o Blog do Sena flagrou a falta de cautela dos frequentadores da feira livre do bairro Patagônia, uma das maiores e mais movimentadas da cidade. Além de muita aglomeração, a maior parte dos frequentadores não estavam utilizando máscara.
Somente esse mês quase 4 mil novos casos da doença foram registrados no município e 21 pessoas vieram a óbito. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado ontem, a taxa de ocupação dos leitos de UTI é de mais de 87%. Além disso, um caso da variante Ômicron de uma pessoa de fora do município foi confirmado em Vitória da Conquista.
Apesar do cenário preocupante, a Prefeitura, indo na contramão do Governo do Estado, decidiu por manter o ponto facultativo e o feriado na terça-feira de Carnaval, o que deve fazer com muitas pessoas viagem, o que também acaba por aumentar o número de casos.