Em reunião ocorrida na manhã desta quarta-feira (21), com a intermediação do Ministério Público, ficou definido que o Hospital São Vicente de Paulo, mantido pela Santa Casa de Misericórdia, continuará por 30 dias o serviço de internação de pacientes com Covid-19, como parte do contrato assinado com a Prefeitura de Vitória da Conquista.
No início do mês a Santa Casa informou ao Município que não tem interesse em continuar prestando o serviço em sua unidade Covid-19 após o fim do contrato vence nesta sexta-feira (23).
Pelo acordo, neste tempo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a instituição filantrópica manterão a negociação em busca de uma solução ou, na hipótese de não ser mesmo interesse da Santa Casa continuar internando os pacientes SUS doentes de Covid-19, que seja contratado outro prestador de serviço.
De acordo com a secretária Ramona Cerqueira, o Município não desistiu em momento algum do diálogo, por considerar que é grande a responsabilidade de todos os setores que têm obrigação ou condição de oferecer à população a segurança que o momento e a emergência da pandemia requerem.
“Mesmo com a intenção da Santa de Misericórdia de deixar de atender os pacientes SUS com Covid-19, por orientação da prefeita Sheila Lemos, insistimos no diálogo, ao mesmo tempo em que avaliamos outras opções para o caso de a entidade manter a desistência. O importante é encontrarmos uma solução e neste objetivo o Ministério Público Estadual tem sido fundamental”, afirmou a secretária.