Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Câmara celebra Dia da Mulher com entrega do Diploma Loreta Valadares

Random image

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher – comemorado no último domingo (08) – a Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou uma Sessão Solene com entrega do Diploma Mulher Cidadã Loreta Valadares.  A honraria é uma homenagem a mulheres da sociedade civil que se destacam na defesa dos direitos femininos no município.

“A violência contra a mulher é uma pandemia” – A secretária estadual de Políticas para Mulheres, Julieta Palmeira, disse que a violência contra a mulher já ultrapassou os limites da Segurança Pública e é também um problema de saúde. “A violência contra as mulheres é uma urgência de saúde pública”, analisou a secretária.

Ela apontou ainda que a violência contra a mulher não deve ser naturalizada. “ Não pode ser naturalizada, considerada uma coisa do nosso cotidiano”, disse ela, ressaltando que é preciso promover a transformação da cultura machista que ainda causa tantos prejuízos às vidas das mulheres.

Palmeira disse também que a defesa dos direitos da mulher precisa ser uma luta também dos homens que defendem a plenitude da democracia. “Nós precisamos dos homens nessa batalha, da compreensão de que a luta pela equidade entre homens e mulheres é uma luta dos homens que querem que seja efetivada a democracia em nosso país”, finalizou Julieta.

A professora aposentada Rosália Celestina Santana Araújo foi uma das homenageadas com o Diploma Mulher-Cidadã Loreta Valadares. Ela ressaltou a alegria em receber esse reconhecimento aos 90 anos de idade. “No contexto nacional em que o ódio e as intolerâncias são ativadas de forma tão forte pelo governo central, reverenciar Loreta Valadares é ato de inspiração à defesa das liberdades democráticas, às lutas humanistas e libertárias”, falou. A homenageada ainda fez uma forte defesa da educação: “Na qualidade de professora, como também foi nossa homenageada maior, somente posso conclamar a cerrarmos fileiras em torno da educação, não apenas como instrumental de conhecimento e ascensão econômica, social, mas, especialmente como ferramenta de transformação política, de inclusão social, de promoção da justiça e das igualdades”.

A presidente da ACAEPA – Associação de Atendimento Especializado à Pessoa Autista de Vitória da Conquista, Vitória Aparecida Sales de Araújo, que também foi homenageada pelo Diploma Loreta Valadares, relatou que pensou em fechar as portas da instituição por não ter mais forças para continuar, mas uma das coisas que a motivou a continuar foi o convite do presidente da Câmara, Luciano Gomes (PL), para receber o prêmio. Aparecida o dedicou às mães que fazem parte da Acaepa e disse que aquele momento representa para ela a continuação de um sonho.

As outras homenageadas com o Diploma Loreta Valadares foram  Ivaneide Rosa de Jesus, psicóloga e 1ª Sargento feminina a trabalhar na 5ª Companhia Especial da Polícia Militar. Fez parte do curso de capacitação de instrutora do Proerd atendendo, em um ano, mais de 3.500 crianças. Atualmente vem desenvolvendo diversas ações sociais e projetos que proporcionam melhorias à comunidade. É responsável pela parte social da 78ª CIPM e atualmente também comanda a Ronda Escolar.

Klébia Cordeiro Dias pós graduada em psicomotricidade, tornou-se palestrante e professora no ensino superior. Com todo o conhecimento adquirido, Klébia fundou o Instituto Lar dos Kerubins, uma instituição sem fins lucrativos que auxilia famílias.

Jaqueline Maia Ferraz – médica ginecologista, atua como ginecologista sempre se dedicando à saúde da mulher. Desde 2018 é parceira do Projeto Célula Máter da Uesb, realizando palestras e orientando mulheres vítimas de violência.

Julieta Maria Cardoso Palmeira – médica geriatra e desde janeiro de 2017 é secretária de Politicas para as Mulheres do Estado da Bahia, realizando diversos trabalhos de enfrentamento à violência contra a mulher como a ação Respeita as Mina e Quem Ama Abraça.

Durante a sessão, teve a apresentação do Coral de Libras, Mãos que Cantam e Encantam, e diversos serviços voltados para a mulher que prestigiou o evento.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também