Após enfrentarem longa fila nos postos de vacinação. muitas pessoas não estão conseguindo se vacinar em Vitória da Conquista. Vários relatos que chega a redação do Blog do Sena são de pessoas indignadas com a situação.
A Prefeitura divulgou que neste sábado (08), seria iniciada a vacinação para pessoas com 40 anos ou mais que são diabéticas ou hipertensas. No entanto, os funcionários estão exigindo que as pessoas hipertensas estejam tomando 3 medicamentos ou mais.
No entanto, a primeira informação divulgada pela Prefeitura não citava tal exigência. Era socializada apenas a apresentação de relatório ou receita médica. “Para comprovação, os portadores de hipertensão e diabetes devem apresentar relatório médico, receita médica ou cadastro de acompanhamento da Unidade de Saúde de referência. Já os trabalhadores da Educação devem apresentar o contracheque de abril de 2021. As pessoas transplantadas, com síndrome de Down e imunossupressão, com idade entre 18 e 59 anos, devem levar o relatório médico e/ou receita médica. Todos os públicos incluídos na vacinação devem apresentar o documento pessoal com CPF”.
As pessoas estão revoltadas e discutindo por conta da falta de informações. Algumas pessoas estão aguardando desde às 5h da manhã.
Além de pertencerem ao grupo de risco da doença, as pessoas precisaram se expor à aglomeração e ao risco de contágio pelo Coronavírus.
Agora há pouco, a Prefeitura divulgou uma nota de esclarecimento afirmando que é necessária a comprovação do uso de 3 remédios. “Hipertensão – De acordo a Resolução nº 77 da Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB), são consideradas hipertensas pessoas com hipertensão arterial resistente (HAR) – quando a pressão arterial (PA) permanece acima das metas recomendadas com o uso de 3 ou mais anti-hipertensivos de diferentes classes, em doses máximas preconizadas e toleradas, administradas com frequência, dosagem apropriada e comprovada adesão ou PA controlada em uso de 4 ou mais fármacos antihipertensivos; hipertensão arterial estágio 3 – PA sistólica >=180mmHg e/ou diastólica >= 110mmHg independente da presença de lesão em órgão-alvo (LOA) ou comorbidade; hipertensão arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade – PA sistólica entre 140 e 179 mmHg e/ou diastólica entre 90 e 109mmHg na presença de lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade”.
Como a informação não foi divulgada antes, a população que aguardou até agora exige ser vacinada.
Confira o vídeo: