A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do Comitê de Crise, está atuando nos locais onde houve chamados relacionados às chuvas deste domingo, a exemplo do Vila Elisa e do Panorama. No Vila Elisa, houve alagamento em uma casa e aparecimento de uma cobra. O surgimento de animais peçonhentos é comum em épocas de chuvas, segundo a Guarda Municipal, responsável por realizar o resgate e encaminhar os animais para o Cetas. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) também foi acionada para fazer os encaminhamentos necessários à família atingida pelo alagamento.
Já no Panorama, uma equipe do Simtrans foi deslocada para fazer o bloqueio do trânsito no local, por conta da grande quantidade água que foi direcionada ao canal do Santa Cecília. Além disso, a Guarda Municipal suspendeu a atuação de agentes, à exceção apenas dos lugares onde se realizam provas do Enem, para que as viaturas estejam à disposição para atender às ocorrências provocadas pelas chuvas de hoje.
Na Zona Rural, até o momento, não foram relatados problemas.s
O Comitê de Crise, que conta com membros de todas as áreas do Governo Municipal, acompanha a situação para garantir a segurança da população e dar celeridade à resolução de qualquer novo transtorno que venha a ocorrer.
Orientações
A orientação do Comitê de Crise é que a população se mantenha em casa ou, se tiver que sair, que tenha atenção redobrada no trânsito. E a Defesa Civil mantém as orientações para que, em caso de rajadas de vento, as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e de descargas elétricas. Também não é recomendável estacionar veículos em locais próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se for possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Em caso de deslizamentos, desabamentos, enchentes e inundações, a população deve acionar a Defesa Civil, por meio do número 199, ou pelo whatsapp (77) 98856-5070. O órgão funciona em regime de plantão, durante 24 horas, para atender os cidadãos. O Corpo de Bombeiros também pode ser acionado por meio do número 193.