Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Com saída de Gilmar, Mesa Diretora da Câmara é toda de oposição à Herzem Gusmão

Random image
Nildma Ribeiro(PCdoB) assumirá a primeira vice-presidência da Mesa

O vereador Gilmar Ferraz (MDB) assumirá nesta segunda-feira (13) a Secretaria Municipal de Agricultura; Edivaldo Ferreira Júnior, seu suplente, ocupará o mandato no legislativo. A articulação do prefeito Herzem Gusmão (MDB) tem como possível tentativa fortalecer atuação de Gilmar. No entanto, a medida enfraquece o apoio do prefeito no legislativo: Com a saída do vereador, a Mesa Diretora da Câmara Municipal ficará sob o comando da oposição.

Gilmar ocupava o cargo de primeiro vice-presidente da Câmara. Em entrevista á rádios, ele chegou afirmar que Edivaldo Júnior assumirá também o seu posto como vice. Mas segundo o art 13 do regimento interno da Câmara, “no impedimento ou ausência do Presidente e do Vice-Presidente, assumirá o cargo o 1º Secretário e, na impossibilidade deste o 2º Secretário”. Sendo assim, a vereador Nildma Ribeiro (PCdoB), que era a 2º vice-presidente, assume o cargo deixado por Gilmar.

Com a saída do vereador para a Secretaria Agricultura, toda a Mesa da Câmara é composta por parlamentares oposicionistas à Herzem: Presidente: Luciano Gomes (PR); Vice-presidente: Nildma Ribeiro (PCdoB), Primeiro Secretário: Valdemir Dias (PT); Segundo-Secretário: Cícero Custódio (PSL).

A eleição da Mesa Diretora da Câmara deste ano, com a presidência e a composição formada em sua maioria pela oposição, já indicava a fragilidade política do prefeito Herzem Gusmão. A articulação arriscada e desatenta de afastar Gilmar do legislativo poderá agravar a situação para as eleições municipais do ano que vem.

Além disso, a medida poderá gerar desgaste com os próprios vereadores de situação. A Secretaria de Agricultura é uma das pastas mais assediadas pelos parlamentares, devido a disputa de votos na zona rural. Vários vereadores já apresentaram críticas em relação a secretários que possivelmente tinham interesse de ser candidatos ao legislativo. Em entrevistas, Gilmar também frisou que apenas estará afastado do mandato, como orientou o prefeito, mas tentará a reeleição em 2020.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também