A obra da Barragem do Rio Catolé segue paralisada em Vitória da Conquista. A construção do equipamento é bastante aguardada pela população conquistense e das cidades de Tremedal e Belo Campo já que tem o objetivo de garantir a segurança hídrica por 30 anos.
A obra foi iniciada em 2019, na gestão do ex-governador Rui Costa (PT) e somente 22% da obra foi executada. A obra foi paralisada devido a problemas enfrentados pela empresa Coesa Construções e Montagem, vencedora da licitação, que acabou abandonando a obra.
O retorno do trabalho para a execução da obra vem gerando grande expectativa. Em entrevista ao Blog do Sena, Rui Costa, atual Ministro da Casa Civil do governo Lula, falou sobre a situação. Segundo ele, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), responsável pela execução da obra, informou que uma nova licitação para a contração de uma nova empresa será lançada ainda neste mês de março.
“A Barragem de Catolé teve início, infelizmente, a empresa que estava executando teve problemas e fechou. E com isso nós temos que fazer uma nova licitação, o Governo do Estado. Essa obra está no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), tem recurso federal, mas foi realizada pelo governo do Estado da Bahia e será relicitada. Hoje pela manhã eu falei inclusive com a diretora Rita, da Embasa. Ela acredita que no máximo em 15 dias está publicando uma nova licitação dessa obra, não só da barragem, mas o complemento da adutora”, declarou Costa.
Além da Barragem do Rio Catolé, outras duas bacias para o saneamento em Vitória da Conquista também foram incluídas no PAC. Segundo o Ministro da Casa Civil, o objetivo é que a obra seja inaugurada no mandato do governador da Bahia Jerônimo Rodrigues. “Nós temos no PAC duas outras bacias para o saneamento. Estamos falando de um volume da ordem aí, total de todo esse investimento de água e esgoto, de mais de 350 milhões de reais aqui para Conquista. E a expectativa, portanto, de que Jerônimo possa, junto com o presidente Lula, inaugurar essa obra ainda no seu mandato”, disse Costa.
O Ministro da Casa Civil esteve em Vitória da Conquista no último domingo (3). Ele participou do lançamento do Programa de Governo Participativo do Partido dos Trabalhadores (PT). O PGP, como é conhecido, tem o objetivo de guiar a campanha do pré-candidato a prefeito Waldenor Pereira e contruir um Plano de Governo a partir da escuta da população.